quarta-feira, 7 de maio de 2014

Reunião com a Administradora Regional do Park Way realizada no dia 05/05/2014. Respostas da Administradora Regional às demandas abaixo relacionadas da comunidade do Park Way.





Perguntas da PWR:

1. PWR. Obra da 14. Está sendo feita conforme aprovação pelo IBRAM?O IBRAM aprovou cimento?
Administradora: Sim. Apenas o estacionamento será feito com bloquetes.  O corpo principal do projeto será feito com cimento para facilitar o acesso de cadeirantes, carrinhos de bebê, etc...

2. PWR. Troca das Placas indicativas da Área de Proteção Ambiental que estão enferrujadas, quebradas.
Administradora: O IBRAM já foi informado e respondeu que providenciará novas placas tão logo receba verba para tanto.

PWR. Seria possível acrescentar outras como as que avisam os motoristas que estão em uma via de caminho da fauna para dirigirem com cuidado?
Administradora: Sim. Pediremos ao IBRAM que providencie essas placas também.

3. PWR. Recapeamento asfáltico. Cobertura dos buracos. Queixas dos moradores da  26 de que o asfalto que está sendo colocado naquela quadra é muito fino. 
Administradora: O GDF fez a licitação do “Programa Asfalto Novo” em três etapas, da seguinte forma:

1ª etapa: recapeamento de todo o Plano Piloto (em execução);
2ª etapa: recapeamento de todas as vias coletoras (principais) de todas as RAs, sendo que no Park Way a obra foi iniciada pela via da Quadra 26;
3ª etapa: recapeamento das vias internas das RAs (em licitação)

No que se refere à Quadra 26, o recapeamento ainda está no inicio, na primeira camada. Novas camadas serão passadas e o resultado deverá ser excelente. Depois da quadra 26 serão recapeadas as quadras 16, 17 e demais.

4. PWR. Ciclovias faltantes e outras com problemas.
Administradora: A Administração informa que já foram  concluídos 27 km de ciclovia, no entanto faltam ainda executar 13 km, (Qd. 28, Qd. 27 e Qd. 29), bem como sinalizar. A  obra foi interrompida devido ao volume de chuva, situação que se agravou devido ao lençol freático do Park Way ser bastante elevado, o que ocasionou alagamentos e a demora na infiltração e escoamento dessas águas. Sendo assim, com a estiagem a contratada retomou as obras, cuja conclusão será em breve.

5. PWR.Calçada da quadra 25 que não tem ciclovias e nem calçadas. Outras calçadas faltando.
Administradora: Obra contratada de 9km de calçada, que foi iniciada pela quadra 17 e posterior execução na Quadra 25. Acrescentou ainda, que as erosões que existem na ciclovia serão preenchidas e receberão ainda grama como suporte. Afirmou que as calçadas faltantes serão construídas em breve e que a da quadra 25 será a próxima a ser feita. Quanto às erosões na ciclovia do final da Quadra 25, reiterou que ainda esta semana farão a escariação e plantarão a grama batatais, a qual será devidamente regada pelo caminhão pipa, para a correção do problema.

6. PWR. Quiosque da quadra 23/24 que está tapando as erosões do solo com cimento.
Administradora afirmou que o proprietário já foi notificado, e que tão logo seja possível farão uma recuperação ambiental com plantio de mudas no local em questão.

7. PWR. Grade do balão que fica entre as quadras 21 e 22 que está torta/quebrada e necessita reparação.
Administradora está providenciando a substituição desses guarda corpos danificados.

8. PWR. Pintura dos abrigos de ônibus. Possível troca dos abrigos de ônibus de cimento pelos de vidro do Lago Sul.
Administradora consultou ao DEFtrans sobre os abrigos feitos de vidro e mental,  e foi informada que esse contrato foi encerrado. Aquele órgão disponibilizou ao Park Way 9 abrigos de concreto, porém o órgão informou que esse modelo foi questionado pelo MPDF. Sendo assim, aquele órgão está providenciando a contratação de novos abrigos. Quanto à pintura dos atuais abrigos que estão danificados, aquela AR está providenciando a compra de tinta para que seus funcionários possam refazer a pintura dos novos e antigos que estão danificados por pichação e propagandas.

 9. PWR. Entrevista com o Presidente do DFTRANS para resolver problema do mau atendimento prestado pelos ônibus aos moradores do Park Way.
Administradora informou que devido às mudanças ocorridas nas Diretorias do DFTRANS essa reunião ainda não foi agendada pelo órgão. Envidará, contudo, esforços  para que a realização dessa reunião e também da reunião do Comitê de Transporte Urbano, ocorram em breve.

10. PWR. Entrevista com Presidente do DER sobre congestionamento no Park Way.

Administradora manteve  conversa com o Diretor Geral e com o Chefe de Gabinete do Órgão. Esses representantes  sabem dos problemas do Park Way, principalmente dos engarrafamentos, porém solicitaram à comunidade que aguarde um pouco mais, pois acreditam que com a conclusão do viaduto, do balão do aeroporto, e a execução da obra dos acessos,  os transtornos serão amenizados. Se, contudo os congestionamentos persistirem aquela AR provocará a reunião solicitada pela comunidade..

11. PWR. Lagoa do Cedro. Como proteger.
Administradora informou já ter informado o IBRAM e o Batalhão de Polícia Ambiental sobre o assunto. A esse respeito cumpre informar que durante a reunião do CONAM realizada hoje, dia 06 de maio, levantei esse tema com o Presidente do IBRAM que me pediu maiores informações sobre o assunto para que possa decidir que medidas preventivas deverão ser tomadas.


12. PWR.Marmiteiros que usam a via 14 a 25 para vender seus produtos. Fiscalização.
Administradora Regional encaminhou ofício AGEFIS e vem solicitando a esse órgão ação fiscalizatória no local.

13.PWR.PECs das qds 14 e 25.Quando serão terminados.
Administradora informou que serão instalados 13 Equipamentos Comunitários no Park Way, a NOVACAP informou que a contratada estava aguardando o término das chuvas, porém as obras já foram retomadas para a consequente instalação.

14. PWR.Mudas das arvores que ladeiam as ciclovias. Estão morrendo por falta de cuidados.
Administradora informou que tomará providencias e que no início do período chuvoso serão replantadas outras para substituir as que morreram.

15. PWR. Quadra 15 que não possui ciclovia e nem calçada.
Administradora informou que em breve será construída calçada na quadra 15.

Sugestões da Karina.


1) Tirar as braquiárias e plantar grama ao redor das árvores de modo que a ciclovia fique limpa (podemos solicitar que a Novacap nos ajude). Com a grama fica mais fácil fazer a manutenção.
 A própria Karina informou já ter contatado o responsável da Novacap e que providencias já estariam sendo tomadas nesse sentido.

2) Mover o quiosque da quadra 14 para a Vargem Bonita, juntamente com os outros quiosques (há um projeto de recolocação de quiosques na Vargem Bonita).
A Administradora informou que após a aprovação do Plano de Ocupação de Quiosques pela SEDHAB, o mesmo talvez poderá ser realocado para outro local, tendo em vista que ele possuiu o termo de permissão para o funcionamento, emitido pelo DER. Mas sugeriu que caso seja a comunidade deseje a realocação do mesmo, que façam um abaixo assinado nesse sentido.

3) Tirar a Roger  Brás da quadra 14, bem como todos os caminhões de terra e outras propagandas que utilizam o local.
A Administradora informou que não foi emitida nenhuma autorização para a permanência da atividade da ROGERBRÁS naquele local, e que já encaminhou à AGEFIS solicitação para sua retirada, bem como de todos os ambulantes, tratores, caminhões daquele local.


4)Pintar a administração e plantar algumas flores próximas (ajuda da Novacap).

 Esse assunto não foi debatido.


Sugestões da ACPW:

1. Data de realização das Reuniões do recém-formado Conselho de Planejamento Local.
A Administradora informou que o assunto está sendo cuidado pela SEDHAB cabendo àquela Secretaria decidir a data e o local.

2. Retomada das reuniões do Conselho da APA Gama Cabeça de Veado.
A representante da PWR informou que, contatada a respeito, a presidência do IBRAM reconheceu a importância da realização dessas reuniões e prometeu que as reuniões serão retomadas em breve.

3. Ruído de aviões. Processo. Compensações devidas pela INFRAERO.
Representante da PWR informou que o assunto seria levado ao conhecimento do Conselho do Meio Ambiente-CONAM no dia seguinte, dia 06, e exposto aos Conselheiros (O que de fato ocorreu e os Conselheiros do CONAM votaram pela reabertura do processo desta feita dirigido à INFRAMERICA).

Flavia Ribeiro da Luz



Associação Park Way Residencial-PWR



2 comentários:

Lúcia disse...


Parabéns pela iniciativa do encontro com a administradora e pela existência da Associação. Acabei de conhecer o site e gostei. Só a união dos moradores pode impedir que o Park Way seja descaracterizado
Lúcia - Quadra 24

Francielli Melo disse...

Quanto ao comércio de produtos na via da 14, ressalto para o problema de produtos irregulares, como saneantes (detergentes e sabão) sem registro da ANVISA ou autorizações da Vigilância Sanitária. Peço incluir esta demanda para fiscalização, pois a administração poderá ser considerada negligente, caso não tome providências, e isso é crime contra a saúde pública.