quarta-feira, 7 de maio de 2014

'Se oposição quer guerra, estamos preparados', diz líder do PT sobre CPI





Congresso decidirá se CPI da Petrobras será mista ou exclusiva do Senado.


Oposição vai para 'guerra', disse Aécio Neves; Humberto Costa (PT) reagiu.

 



Filipe Matoso Do G1, em Brasília
 




O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), afirmou que a base do governo no Congresso está “preparada para a guerra” durante a sessão do Congresso Nacional marcada para a noite desta quarta-feira (7), a fim de definir se a CPI da Petrobras será integrada somente por senadores ou mista (deputados e senadores).

Na manhã desta quarta, em entrevista a rádios de Alagoas, o senador Aécio Neves (PSDB-MG), pré-candidato à Presidência da República, afirmou que a oposição se prepara para a "guerra” da CPI da Petrobras.

“Se a oposição quer guerra, nós também estamos preparados para a guerra. Nós temos uma bancada aguerrida e vamos dar esse enfrentamento. Se o senador [Aécio Neves] quisesse de fato investigar, tinha pedido ao líder do seu partido para indicar os nomes para a CPI do Senado. Na verdade, a oposição não quer investigar, quer fazer apenas onda política e tentar desgastar o governo”, disse Humberto Costa.

 
Diante de uma série de denúncias recentes contra a estatal, a oposição protocolou dois pedidos de CPI no Legislativo: um exclusivo para o Senado e outro para uma comissão mista. A oposição, no entanto, insiste na criação de uma CPI mista, que integre senadores e deputados, mas o PT quer uma CPI exclusiva no Senado, Casa na qual tem maior controle sobre os parlamentares.

Na sessão conjunta entre Câmara e Senado, marcada para a noite, o presidente do Congresso, Renan Calheiros (PSDB-AL), vai pedir formalmente aos líderes partidários a indicação dos integrantes da CPMI. A indicação dos nomes é passo necessário para o andamento do colegiado.

O líder do PT no Senado afirmou ainda que a base está pronta para o enfrentamento político contra a oposição durante a sessão. Segundo Humberto Costa, “foi provado” que o PSDB não quer investigar as denúncias contra a Petrobras, mas, sim, “desgastar” o governo.

“Então eles [oposição] querem fazer enfrentamento político e se é para fazer enfrentamento político, nós estamos prontos também”, completou.

Espaço de 'debate'

Ao comentar as declarações de Aécio Neves, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) afirmou que o Congresso “não é uma casa de guerra”. Na avaliação da senadora, a oposição, que defende a CPI mista, quer criar uma situação “vantajosa”.


“Isso é aqui é uma casa legislativa, não é uma casa de guerra. Aqui é debate, posicionamento e defesa de ideias e sempre fizemos isso com muita clareza. (...) Eles levaram [pedido ao STF], ganharam, e agora, no meio do processo, querem criar uma outra situação que julgam mais vantajosa. Acho que temos que ter o mínimo respeito aos processos legislativo e judicial”, afirmou a senadora.

Nenhum comentário: