quinta-feira, 3 de julho de 2014

Estiagem no interior de SP faz afluente do rio Tietê secar





Córrego Lafon, na região de Araçatuba, tem apenas pequeno fio de água.
Seca que atinge a região noroeste paulista é a pior das últimas décadas.

Do G1 Rio Preto e Araçatuba
Córrego Lafon, afluente do rio Tietê, está praticamente seco (Foto: Reprodução/ TV TEM)Córrego Lafon, afluente do rio Tietê, está praticamente seco
Com a falta de chuva desde o começo do ano, o noroeste paulista vive uma das piores estiagens da história. Na região de Araçatuba (SP), por onde passa a hidrovia Tietê-Paraná, não chove há quase 100 dias. Com isso, o córrego Lafon, um dos afluentes do rio Tietê que passa pela zona rural do município secou.

O que antes era um córrego hoje é apenas um fio de água. Embaixo de uma ponte galhos e até um veículo, que antes estavam submersos, estão expostos.

O rio Tietê também baixou cerca de cinco metros e diversos bancos de areia estão aparecendo. Em um ponto onde é captada a água que abastece 30% da população de Araçatuba a situação é preocupante, mas por enquanto não foi feita nenhuma mudança. Se a seca continuar, a água vai ter de ser bombeada do meio do rio.

Segundo o Instituto Agronômico de Campinas (SP), o período entre outubro de 2013 e março de 2014 foi o mais seco dos últimos 123 anos. O resultado é a redução no volume dos rios que banham a região, principalmente o Tietê, que em alguns trechos está com apenas um metro de profundidade, um terço do normal.
Reservatórios secos
A seca que atinge toda a região noroeste paulista é a pior das últimas décadas. Os reservatórios do sistema das hidrelétricas Ilha Solteira (SP) e Três Irmãos, em Pereira Barreto (SP), registraram os níveis mais baixos da história: 0%, de acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico. No ano passado, neste período, esse número era de 80%.


O nível do reservatório da Usina Hidrelétrica de Três Irmãos está com o volume mais baixo do país. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico, é possível perceber pela régua que fica no rio o quanto a água já recuou - cerca de 50  metros. A usina já está operando com a capacidade mínima para geração de energia. A última vez que isso aconteceu foi em 2001.

A Cesp, concessionária responsável por essas hidrelétricas, informou que está trabalhando com a capacidade mínima para a geração de energia. A estiagem afetou também o transporte de carga pela hidrovia Tietê-Paraná, que foi paralisado para que as barcaças não encalhem.


Usina Hidrelétrica de Três Irmãos em Pereira Barreto está com nível 0% (Foto: Reprodução / TV TEM)Usina Hidrelétrica de Três Irmãos em Pereira Barreto está com nível 0%

Nenhum comentário: