quinta-feira, 3 de julho de 2014

Jogo do Brasil altera o funcionamento de órgãos público e comércio

Veja! Ponto facultativo no GDF no dia em que o Brasil disputa partida decisiva no Mundial vai interromper atendimento em vários órgãos. Bancos, shoppings, lojas de rua e supermercados também terão expedientes alterados
 

Publicação: 03/07/2014 06:03 Correio Braziliense

A Água Mineral será uma das poucas opções de lazer abertas nessa sexta-feira: expediente normal (Ed Alves/CB/D.A Press)
A Água Mineral será uma das poucas opções de lazer abertas nessa sexta-feira: expediente normal

Amanhã, quando a Seleção Brasileira entrar em campo para enfrentar a Colômbia, será dia de ponto facultativo para os servidores do DF, ou seja, alguns órgãos não abrirão. Outros vão funcionar em esquema de plantão. A maioria dos estabelecimentos e lojas de rua fechará as portas uma hora antes da partida e retomará uma hora depois do jogo. 


A estratégia, implantada no último sábado, quando o Brasil enfrentou o Chile em confronto decisivo, foi aprovada. As lojas abriram depois do jogo e foi um sucesso, estava tudo cheio, bastante movimentado”, garante o presidente do Sindicato do Comércio Varejista, Edson de Castro.

Alterações
O expediente nos bancos também sofrerá alterações, com atendimento das 8h30 às 12h30. Nos supermercados, o funcionamento será interrompido 30 minutos antes da disputa e retomado 15 depois.

O metrô vai circular normalmente, das 6h às 23h. Durante a partida, a operação será feita com apenas 16 trens. Nas primeiras três horas após o fim do jogo, o sistema passa a contar com 24 carros, com redução gradativa da frota conforme a demanda dos usuários.

Quem pretende dedicar a sexta-feira ao lazer não vai contar com muitas opções, já que o Zoológico e o Jardim Botânico estarão fechados. Na Água Mineral, no entanto, expediente normal, das 9h às 16h. Outra alternativa é o Planetário de Brasília que, amanhã e sábado, funciona das 8h às 14h.

As delegacias funcionam em esquema de plantão, com expediente estendido, das 10h às 22h, enquanto os hospitais públicos e as unidades de pronto atendimento (UPAs) vão atender apenas nas emergências. Os ambulatórios das unidades regionais, as clínicas da família e os centros e os postos de saúde ficarão fechados.

Confira o que abre e fecha amanhã

» Companhia Energética de Brasília
As agências da CEB não abrem, mas as equipes das áreas de manutenção e operação trabalham em regime de plantão. Atendimento ao cliente pode ser feito por meio do telefone 116.

» Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb)
As equipes das áreas de manutenção e operação trabalham em equipe de plantão. Setores administrativos e postos de atendimento não abrem.

» Bancos
As agências bancárias funcionam das 8h30 às 12h30.

» Comércio
Os shoppings vão fechar as portas uma hora antes do jogo e reabrir uma hora mais tarde. As lojas de rua terão autonomia para definir o horário de funcionamento de cada estabelecimento.

» Procon
Administração e postos de atendimento ficam fechados.

» Delegacias
Expediente estendido em todas as delegacias, das 10h às 22h. Além disso, as sete unidades referentes à Copa do Mundo, funcionam 24 horas.

» Saúde
Os servidores cumprirão o ponto facultativo. As unidades de pronto atendimento (UPAs) e os hospitais da rede atendem apenas urgências e emergências em escalas de plantão. Os ambulatórios das unidades regionais, as clínicas da família e os centros e os postos de saúde ficarão fechados.

» Hemocentro
O ambulatório do Hemocentro fica fechado e a coleta de sangue ocorre das 7h às 11h.

» Na Hora
Não haverá expediente nos postos de atendimento.

» Jardim Botânico
Sem expediente

» Água Mineral
O parque funciona das 9h às 20h, inclusive durante o jogo.

» Zoológico
Sem expediente hoje.

» Planetário de Brasília
Na sexta e no sábado, o planetário funciona das 8h às 14h.

Nenhum comentário: