sexta-feira, 28 de março de 2014

EUA vende material tóxico de 140 toneladas para o Brasil.Material é levado para aterro de Tremembé, SP


  27/03/2014 20h09


Material tem na composição substâncias consideradas cancerígenas.


Justiça determinou que carga que chegou em Santos viesse para o Vale.



Do G1 Vale do Paraíba e Região



 

 O aterro de Tremembé, no interior de São Paulo, começou a receber nesta quinta-feira (27) 140 toneladas de um produto tóxico que estava armazenado no porto de Santos há dez anos. O material que tem substância cancerígenas em sua composição veio para o Vale do Paraíba por determinação da Justiça.

A carga será isolada e, por isso, será enterrada em três camadas de manta. De acordo com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), o procedimento evita contaminação da água e do ar.



A Justiça decidiu enviar a carga para Tremembé porque o material só poderia ir para um aterro que tivesse todas as licenças ambientais para receber o produto.

Investigação


A carga chegou ao porto de Santos em 2003 e, segundo investigação do Ministério Público Federal (MPF), a carga saiu dos Estados Unidos, mas o embarque em navio foi feito no México.


A compra foi realizada por uma empresa brasileira, que declarou que o material importado seria composto por zinco, utilizado na fabricação de fertilizantes. A presença de outras substâncias foi omitida.

A carga ficou em onze containers parada por uma décadas. Além do xinco, o material é sobra de processo industrial e contém cádmio e chumbo, metais que precisam de um destino correto para preservar o meio ambiente e a saúde pública.

Comentario

Brasil está importando lixo tóxico dos Estados Unidos? E contaminando com esse lixo nossas áreas verdes? Não deveria ser proibido pelo Governo?

Maria Antonia S.P.

Nenhum comentário: