domingo, 20 de julho de 2014

Brasília será locação para filme inspirado em música da Legião Urbana

A saga do casal Eduardo e Mônica vai ganhar as telas de todo o país. O diretor René Sampaio promete retratar o DF dos anos 1980 e 1990


20/07/2014 09:57 Correio Braziliense

O casal Monica Souza e Eduardo  Batista: canção escrita por Renato Russo e lançada em 1986 é a trilha sonora da relação deles (Minervino Junior/CB/D.A Press)
O casal Monica Souza e Eduardo Batista: canção escrita por Renato Russo e lançada em 1986 é a trilha sonora da relação deles
 
O ano é 1986. Com José Sarney na presidência da República, o Brasil vai da euforia à depressão. O Plano Cruzado naufraga, a inflação dispara. A crise financeira é o estopim para o quebra-quebra nas imediações da Rodoviária do Plano Piloto, em novembro, no episódio conhecido como Badernaço. Administrado por José Aparecido de Oliveira, penúltimo dos governadores biônicos, o Distrito Federal tem oito regiões administrativas 1,4 milhão de habitantes. A Câmara Legislativa inexiste, assim como os condomínios horizontais, Águas Claras, Sudoeste, Estrutural, Itapoã. Brasília ocupa o terceiro lugar no ranking das cidades em casos de Aids no Brasil. O rock embala as festas em casas e em boates como a recém-inaugurada Zoom, no Gilberto Salomão. As bandas brasilienses Legião Urbana, Capital Inicial e Plebe Rude ganham o cenário nacional, dominado pela paulistana RPM do símbolo sexual Paulo Ricardo. Xuxa estreia o seu Xou na tevê. Liderada por Maradona, a Argentina ganha a Copa do Mundo pela segunda vez.

Nesse cenário, o casal mais famoso da música brasileira se encontra pela primeira vez. Ao menos na versão cinematográfica, prevista para ser rodada em 2015 e estrear nas telonas em 2016. O ano de partida para a saga de Eduardo e Mônica coincide com o de lançamento da música homônima, no álbum Dois, da Legião Urbana. “Eduardo e Mônica é um filme do meio dos anos 1980. Se Faroeste retratava o embrião do Rock Brasília, ainda na época do Aborto Elétrico, Eduardo e Mônica vai se passar no auge dessas bandas, quanto já estavam estouradas em todas as rádios no Brasil”, adianta o diretor René Sampaio. Ele dirigiu Faroeste caboclo, seu primeiro longametragem, que atraiu mais de 1,5 milhão de pessoas aos cinemas no ano passado.

Brasiliense de nascença e criação, René adquiriu recentemente os direitos para filmar Eduardo e Mônica, escrita por Renato Russo em 1982, quando o músico era o Trovador Solitário. René completou 12 anos em 1986. Morando no Plano Piloto, ele testemunhou o fenômeno do movimento Rock Brasília. Aprendendo os primeiros acordes, tocava Legião Urbana no violão. Desde então, alimentou o sonho de levar algumas das músicas de Renato Russo às telas. Estudou comunicação social na Universidade de Brasília (UnB) e, já como um consagrado diretor de comerciais para a TV e diretor de curtas-metragens, filmou Faroeste caboclo. Agora, prepara-se para escrever o roteiro de Eduardo e Mônica.

Nenhum comentário: