quinta-feira, 29 de maio de 2014

População conta com 100 bikes compartilhadas




Projeto prevê mais 300 bicicletas por todo o Distrito Federal
 

redacao@jornaldebrasilia.com.br



Da Redação, com Agência Brasília


Matheus OliveiraA população do Distrito Federal já tem à disposição 100 bicicletas para compartilhamento, de um total de 400, e um aplicativo voltado às ciclovias da capital. 


A iniciativa pretende estimular formas alternativas de transporte.
Neste primeiro momento, a cidade receberá dez estações, cada uma com dez bicicletas. 


Um dos pontos do Bike Brasília fica no Memorial JK, os demais ficam na região central do Plano Piloto.

 O sistema de compartilhamento de bicicletas do DF terá 40 estações em seu pleno funcionamento. As bicicletas estarão à disposição dos usuários todos os dias da semana, das 6h às 0h, e para utilizá-las é necessário preencher um cadastro no site www.mobilicidade.com.br e efetuar o pagamento de uma taxa anual de R$ 10.

Após o cadastro, o uso da bicicleta é autorizado durante uma hora. Após esse período, para assegurar a gratuidade por mais de uma vez em um mesmo dia e permitir que mais pessoas tenham acesso a esse sistema, o ciclista deverá esperar um período de 15 minutos para utilizar novamente a bicicleta. Caso opte por não fazer a pausa e continuar o percurso, o usuário deverá pa gar R$ 5 por hora excedente.

Tecnologia

As estações de compartilhamento funcionarão com energia solar e são interligadas por um sistema de comunicação sem fio que opera pela rede GSM e 3G. 

Para utilizar a bicicleta, é necessário fazer o desbloqueio por meio de um aplicativo para smartphones ou por meio de uma ligação para o número 4003-9846.

Sete mil paraciclos

Foi autorizado o início do processo licitatório para instalação de sete mil paraciclos – pontos de estacionamento de bicicletas - em todas as regiões administrativas do Distrito Federal. 

Na ocasião, 15 alunos da rede pública de ensino receberam bicicletas pelo programa Caminho da Escola. Também foram entregues capacete, bomba para encher os pneus e chaves para a manutenção.
Para Júlia Maria de Andrade, 14 anos, uma das contempladas, a iniciativa beneficiará principalmente as crianças e adolescentes que moram longe da instituição de ensino.

“Gostei muito de ter recebido a bicicleta, e ela vai melhorar muito para todos, principalmente para quem mora longe e demora mais para chegar. Com a bicicleta, agora, teremos fácil acesso à escola”, lembrou a estudante.

saiba mais

O programa Caminho da Escola pretende, ainda neste ano, doar 18 mil bicicletas  a alunos de todas as regionais de ensino do DF.

 O Bike Brasília será operado de forma pare ao sistema que foi implantado em São Paulo, Pernambuco, Salvador, Porto Alegre e Rio de Janeiro.



Fonte: Da redação do Jornal de Brasília, com Agência Brasília

Nenhum comentário: