segunda-feira, 23 de junho de 2014

Às vésperas do jogo do Brasil, New York Times exalta as belezas da capital

 Até a pipoca vendida em frente a Catedral foi citada na reportagem
 
23/06/2014 11:33  Correio Braziliense
 ( Carlos Vieira/CB/D.A Press)

O jornal norte-americano New York Times publicou neste domingo (22/6) uma reportagem sobre a capital federal que é palco da última partida do Brasil no Grupo A, contra Camarões. 



Brasília é comparada com outras grandes cidades, como Rio de Janeiro e São Paulo, que, segundo a publicação, estão longe de serem associadas à palavra 'ordem', estampada na bandeira. 


"Para uma pessoa que vem de fora e tenha visitado as casas noturnas com infusão de samba do Rio de Janeiro, a selva amazônica ou São Paulo, com suas favelas e trânsito intenso, 'ordem' não é o que vem à mente", destacou.



Para o repórter do NYT David Waldstein, o turista que conhece Brasília se surpreende com a organização da cidade. "Em um país conhecido por seu talento para a improvisação, Brasília está em contraste chocante, uma cidade tão ordeira, é difícil acreditar que é realmente no Brasil".

A peculiaridade da cidade sem montanhas e sem esquinas inspirou o escritor e correspondente sueco no Brasil Henrik Jönsson Brandão a escrever um livro Fantasy Island – The Brave New Heart of Brazil, que explora a história e a cultura de Brasília. "Você não encontra samba, não vê uma esquina para tomar cerveja. Eles não têm sequer favelas na cidade central", disse Brandão.

A arquitetura de Oscar Niemeyer não foi esquecida. Até a pipoca vendida em frente a Catedral foi citada na reportagem. O Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha foi lembrado pelo orçamento extrapolado e pela imponência, "é enorme do lado de fora e quase aconchegante por dentro".

Nenhum comentário: