segunda-feira, 23 de junho de 2014

Marconi lidera corrida eleitoral em Goiás


23 de junho de 2014


Diário da Manhã- Estação da Noticia
O governador Marconi Perillo (PSDB) lidera todos os cenários de intenção de voto da corrida para o Palácio das Esmeraldas, mostra pesquisa Fortiori encomendada pelo Jornal Opção e realizada entre os 15 e 19 de junho. 


Na simulação mais provável de candidaturas para as eleições estaduais de 5 outubro, o tucano tem 37% das intenções, diante de 30% do ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende (PMDB), 9% do ex-prefeito de Senador Canedo Vanderlan Cardoso (PSB) e de 7% do ex-prefeito de Anápolis Antônio Gomide (PT).


Os cenários mostram que, mais uma vez, a disputa esta polarizada entre Iris e Marconi. Na simulação sem a presença de Gomide, o governador tem 39%, Iris aparece com 31% e Vanderlan, com 11%. Quando o ex-prefeito de Senador Canedo não figura na corrida, Marconi tem 38%, o peemedebista aparece com 33% e Gomide alcança 10%. A margem de erro da pesquisa é 3,5 pontos porcentuais, para mais ou para menos. O Fortiori ouviu 800 eleitores em todas as regiões do Estado.


No levantamento espontâneo, em que o eleitor escolhe o candidato de sua preferência sem a apresentação da tabela de opções de nomes, Marconi aparece com 21%, diante de 10% de Iris. Gomide e Vanderlan aparecem ambos com 2% das intenções de votos, atrás do porcentual de eleitores que afirmam que votarão em branco ou nulo – 7%. Nessa modalidade, os eleitores indecisos somam 56% do total de entrevistados.

Marconi vence em todos os cenários de 2º turno 

 

O governador Marconi Perillo (PSDB) também lidera todas as simulações de segundo turno da última pesquisa Fortiori para o governo de Goiás, realizada entre os dias 15 e 19 de junho. Na disputa com o ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende (PMDB), a vantagem do tucano é de cinco pontos porcentuais.
Quando a disputa é com os ex-prefeitos de Senador Canedo Vanderlan Cardoso (PSB) e de Anápolis Antônio Gomide (PT) a vantagem do tucano se amplia para 25 e 29 pontos porcentuais. Também nas simulações de segundo turno, a pesquisa indica polarização entre o tucano e o peemedebista na corrida pelo Palácio das Esmeraldas.

Versus Iris: 43% a 38%

Na simulação de segundo turno entre o governador Marconi Perillo (PSDB) e o ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende (PMDB), o tucano tem 43% das intenções de voto, diante de 38% do peemedebista, mostra a pesquisa Fortiori realizada entre os dias 15 e 19 de junho.

Os eleitores que afirmam em não saber em quem votar ou dizem estar indecisos somam 8% dos 800 entrevistados. Já os que afirmam que não votariam em nenhum dos dois nomes ou anulariam ou deixariam a opção de voto em branco totalizam 11%.


Versus Vanderlan  51% a 26%


Na simulação de segundo turno entre o governador Marconi Perillo (PSDB) e o ex-prefeito de Senador Canedo Vanderlan Cardoso (PSDB), o tucano tem 51% das intenções de voto para o governo de Goiás e o pessebista, 26%.


Nessa modalidade, 9% dos eleitores se afirmam indecisos ou em não saber em quem votarão nas eleições de outubro. Outros 14% afirmam que não votariam em nenhum dos dois, anulariam ou deixariam o voto em branco.

Versus Gomide:52% a 23%

Das três simulações de segundo turno, a maior vantagem do governador Marconi Perillo sobre os adversários é no cenário contra o ex-prefeito de Anápolis Antônio Gomide (PT). O tucano tem 52% das intenções e o petista, 23% – diferença de 29 pontos porcentuais segundo a pesquisa Fortiori realizada entre os dias 15 e 19 de junho.

Nesse cenário, 9% dos eleitores afirmam estar indecisos e 16% dizem que não votariam em nenhum dos dois, anulariam ou deixariam o voto em branco.

Marconi e Iris empatados na rejeição O governador Marconi Perillo e o ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende (PMDB) estão empatados tecnicamente no quesito rejeição aos candidatos, mostra a pesquisa Fortiori realizada nos dias 15 e 16 de junho, encomendada pelo Jornal Opção. O tucano aparece com 29% e o peemedebista, com 27%.

A margem de erro do levantamento é de 3,5 pontos porcentuais, para mais ou para menos. Logo a seguir vem o ex-prefeito de Anápolis Antônio Gomide (PT), com 22% de rejeição. O ex-prefeito de Senador Canedo Vanderlan Cardoso (PSB) aparece com 19%.

Segundo o levantamento, 24% dos eleitores não rejeitam nenhum dos candidatos e 6% rejeitam todos – 2% não sabem ou não responderam à pergunta “em qual ou quais dois candidatos você não votaria de jeito nenhum se as eleições fossem hoje?”.

Marconi retoma números que lhe deram vitória em 2010 

 

De acordo com a nova rodada da pesquisa Fortiori, o governador Marconi Perillo retoma praticamente os mesmos índices que obteve na eleição de 2010 e que, naquela ocasião, lhe garantiram a vitória. No cenário mais provável da eleição, com Marconi, Iris Rezende, Vanderlan Cardoso e Antônio Gomide, o governador chega a 44,5% dos votos válidos. Em 2010, ele obteve, no primeiro turno, 46% dos votos válidos.


Na simulação de segundo turno com o ex-governador Iris Rezende, os números são idênticos aos da eleição anterior. Marconi obtém, de acordo com a pesquisa, 53% dos votos válidos, exatamente o mesmo índice obtido na eleição anterior, em que também disputou o segundo turno contra Iris. Iris, pela pesquisa, obteve 47% das intenções de voto, também o mesmo índice que obteve na eleição anterior.


ESPECIALISTAS


De acordo com especialistas ouvidos pelo Diário da Manhã, a semelhança dos números não é coincidência. Ao contrário, tende a significar que o eleitor não mudou de opinião nesse período de tempo, ou seja, quem era Marconi continua com o governador e quem era Iris mantém o apoio a ele. Trocando em miúdos, de acordo com a pesquisa Fortiori, a eleição de 2014 caminha para ter o mesmo desfecho de 2010, com a reeleição do governador Marconi Perillo.

Marconi e Iris empatados na rejeição 
 
O governador Marconi Perillo e o ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende (PMDB) estão empatados tecnicamente no quesito rejeição aos candidatos, mostra a pesquisa Fortiori realizada nos dias 15 e 16 de junho, encomendada pelo Jornal Opção. O tucano aparece com 29% e o peemedebista, com 27%.


PREFEITOS


A margem de erro do levantamento é de 3,5 pontos porcentuais, para mais ou para menos. Logo a seguir vem o ex-prefeito de Anápolis Antônio Gomide (PT), com 22% de rejeição. O ex-prefeito de Senador Canedo Vanderlan Cardoso (PSB) aparece com 19%.


Segundo o levantamento, 24% dos eleitores não rejeitam nenhum dos candidatos e 6% rejeitam todos – 2% não sabem ou não responderam à pergunta “em qual ou quais dois candidatos você não votaria de jeito nenhum se as eleições fossem hoje?”.

53% aprovam desempenho do tucano e 46% a administração 

 

O Instituto Fortiori também questionou os eleitores sobre a avaliação do governo de Goiás e o desempenho do governador Marconi Perillo (PSDB) à frente da administração. Segundo o levantamento, 46% consideram o governo do tucano ótimo ou bom, diante de 23% que o classificam como ruim ou péssimo.


Para 13%, administração tucana é ótima e para 33% é boa. O porcentual de eleitores que consideram a gestão ruim é de 9% e 14% dos entrevistados a classificam como péssima. Para 30%, o governo é regular. O desempenho de Marconi como governador é aprovado por 53% dos entrevistados, diante de 33% que desaprovam. Segundo os resultados, 13% afirmam que não aprovam nem desaprovam a atuação do governador à frente da administração.

Aécio empata com Dilma em Goiás 

 

O senador Aécio Neves (PSDB) e a presidente Dilma Rousseff (PT) estão tecnicamente empatados na pesquisa do Instituto Fortiori na corrida ao Palácio do Planalto, com 30% cada um. O ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB) aparece com 14%. Indeciso/não sabe tem 14%. Nulo/branco/nenhum, 12%.


No levantamento espontâneo, Dilma lidera, com 17%, seguida por Aécio, com 11% e Eduardo com 2%. O ex-presidente Lula da Silva teve 4% de indicações, o que o colocaria na terceira posição. Outros 12 candidatos foram citados e obtiveram no mínimo 1% cada um.

Caiado lidera na disputa pelo Senado 

 

O deputado federal Ronaldo Caiado (DEM) lidera a disputa pela única vaga de senador em disputa nas eleições deste ano, com 36% das indicações dos eleitores. Em segundo lugar, aparece a suplente de deputado federal Marina Sant’Anna (PT), com 18%. O deputado federal Vilmar Rocha (PSD) tem 10%, enquanto que o procurador federal Aguimar Jesuíno (PSB) é o quarto colocado, com 2% de intenções de voto. O eleitor indeciso/não sabe na disputa para o Senado alcança 88%.

Estudo da FGV mostra que aprovação acima de 44% indica vitória 

 

Estudo patrocinado pela Fundação Getúlio Vargas, e conduzido pelo sociólogo e cientista político Alberto Carlos de Almeida, faz uma correlação direta entre avaliação dos governantes e chances de reeleição. Autor dos livros best sellers A Cabeça do Eleitor, e, A Cabeça do Brasileiro, Alberto Carlos afirma os índices de aprovação acima de 40% (soma dos índices de ótimo e bom), aponta para a reeleição dos governantes.


A afirmação do cientista é feita com base em um amplo estudo em que avaliou 104 eleições brasileiras para governador, entre 1998 e 2010. Alberto Carlos sustenta que em 100% dos casos onde os governadores, às vésperas da campanha, possuíam 44% ou mais de “ótimo e bom” alcançaram a reeleição. De acordo com a nova rodada da pesquisa Fortiori, Marconi alcança agora 46% de ótimo e bom, o que indica sua vitória à reeleição.

Na outra ponta do estudo do cientista político, os resultados apontam que governantes com 34% ou menos de índices de ótimo e bom perdem a reeleição também em 100% dos casos. É o caso da presidente Dilma Rousseff, que caiu agora a apenas 30% de aprovação.

Fundador do Instituto Análise, com passagem pela Fundação Getúlio Vargas, Alberto Carlos de Almeida conta que nos Estados Unidos são comuns esses tipos de estudos, que visam avaliar as chances de eleição de candidatos a partir da avaliação de seus governos. 

No Brasil, esse é um tipo de análise incipiente. Segundo Alberto Carlos, a pergunta que o eleitor faz é se deseja continuar com o governante ou mudar para outro. Se a avaliação é positiva, ele não vê motivos para trocar seu voto.



Nenhum comentário: