sexta-feira, 6 de junho de 2014

Dilma faz o caminho de Serra. Aécio faz o caminho de Dilma.





Eleições de 2010. Pesquisas Datafolha.

 

Em maio de 2009, José Serra(PSDB) liderava com folga. Tinha 38% das intenções de voto, contra 16% de Dilma Rousseff (PT).

Um ano depois, em maio de 2010, Serra continuava no mesmo patamar, com 37%. Mas Dilma havia mais do que dobrado a sua participação, chegando aos mesmos 37% do tucano.

Em agosto de 2010, logo após o início do horário eleitoral, a petista ultrapassou Serra. Chegou aos 41%, contra 33% do tucano.

Era a virada.

Eleições de 2014. Pesquisas Datafolha.

Em junho de 2013, antes dos protestos de rua, Dilma Rousseff tinha uma folgada liderança nas pesquisas. Aparecia com 49% contra 12% de Aécio Neves (PSDB). Uma vantagem que não deixava dúvidas de uma reeleição no primeiro turno.

Agora, em junho de 2014, um ano depois, a petista aparece com 34% das intenções de voto. Aécio, tão desconhecido quanto Dilma era em 2010, aparece com 19%.

Dilma perdeu 15% em um ano. Perdeu 30% das suas intenções de voto. Isto configura, sem dúvida alguma., uma tendência de queda que já dura um ano.

Teremos, agora, intervalo para a Copa do Mundo. A propaganda eleitoral na TV, que foi decisiva para Dilma virar a eleição de 2010, começa só em agosto. A tendência é que Aécio Neves, Eduardo Campos e Pastor Everaldo cresçam significativamente em cima dos brancos, nulos e indecisos. 

Aposta deste blog? Aécio chega ao primeiro turno tecnicamente empatado com Dilma. É o que os números estão prometendo, no dia de hoje e olhando dias passados.

O que estamos vendo é Dilma ser Serra e Aécio ser Dilma. 

Nenhum comentário: