sexta-feira, 6 de junho de 2014

Greenwald defende asilo para Snowden no Brasil

247 – No Brasil para o lançamento de mais um livro sobre abusos da espionagem da NSA, o jornalista americano Glenn Greenwald defende a concessão de asilo para o ex-agente Edward Snowden.

Segundo ele, o refúgio não é só viável, como é a melhor opção no momento em razão da estatura que o país ganhou: “O Brasil foi muito importante para o debate (das atividades da NSA) por sua força e independência. O discurso da presidente Dilma na ONU denunciando a espionagem foi muito importante e impressionou Snowden”.
Em entrevista ao Estado de S. Paulo, ele se diz seguro no Brasil depois das ameaças sofridas enquanto fazia reportagens para o novo livro da série, “Sem lugar para se esconder”. Após lançamento da edição no mês passado, EUA e China trocaram acusações sobre espionagem industrial (leia mais). 

Em dezembro, Snowden publicou uma "carta aberta ao povo do Brasil, prometendo colaborar com as investigações sobre a ação da NSA no país em troca do asilo. No entanto, autoridades brasileiras alegam que nunca receberam pedido oficial.

Nenhum comentário: