sexta-feira, 6 de junho de 2014

Ministro pede uma ‘trégua cívica’ durante a Copa


Josias de Souza


O ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência) está preocupado com manifestantes e grevistas. Ao movimento dos sem-teto, que organiza manifestação em São Paulo para esta sexta-feira, pediu que não atrapalhem o jogo amistoso do Brasil com a Sérvia.

“Nós reconhecemos como legítimas as mobilizações e reivindicações, mas elas não podem chegar ao ponto de criar problemas para o conjunto da cidade em um momento em que há um evento dessa magnitude. Nós esperamos que haja um bom senso. As manifestações, se ocorrerem, que não criem um problema para a realização do evento.”

Aos grevistas que paralisam serviços essenciais nas cidades-sede dos jogos da Copa, o ministro pediu uma “trégua cívica” a partir da semana que vem, quando começam os jogos oficiais. “Eu espero que o bom senso prevaleça. Tudo bem as pessoas quererem aproveitar o ambiente da Copa do Mundo, de grande visibilidade, para fazer esses movimentos. Mas agora está na hora da gente levar em conta um bem maior, que é o da população.”

Curioso, muito curioso, curiosíssimo. O auxiliar de Dilma busca uma paz que dure enquanto durar a Copa. A preocupação de Gilbertinho, como o chamam na intimidade, é com a imagem do Brasil no estrangeiro. Ele não disse palavra sobre o brasileiro pobre que acorda de madrugada para pegar a condução que o levará ao trabalho.

Tomado pelas palavras, o ministro avalia que, depois que os turistas e a imprensa estrangeira voltarem para seus países, o “bom senso” pode ser arquivado e a “trégua cívica” deixa de ser necessária. Garantido o circo, o trabalhador que se vire para chegar ao local onde ganha o pão.

Nenhum comentário: