quarta-feira, 4 de junho de 2014

Ditadura Paulo Maluf é alvo da Comissão da Verdade de Fernando Haddad



Comissão da Verdade de Haddad vai investigar ação de Maluf na ditadura
Publicado: 4 de junho de 2014 às 10:12  Diario do Poder

lula-haddad-maluf-alianca
Lula (E) Haddad (C) e Maluf (D) no emblemático aperto de mão que firmou aliança 
entre os ex-adversários


A Câmara Municipal de São Paulo aprovou nesta terça-feira (3) o projeto do prefeito Fernando Haddad (PT) que cria a Comissão Municipal da Verdade, órgão para investigar a participação de agentes públicos municipais em violações de direitos humanos durante a ditadura militar. O principal alvo das investigações será a gestão do ex-prefeito Paulo Maluf (entre 1969 e 1971), uma tremenda saia justa no momento em que Maluf renova aliança com o PT.

Para o secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Rogério Sottili, a aprovação representa um marco para o país. “Não podemos nos esquecer de que cerca de 20% das mortes e dos desaparecimentos políticos da ditadura ocorreram na cidade de São Paulo e que a prefeitura colaborou com a repressão, perseguindo funcionários e tendo a chave dos cemitérios municipais”, afirmou.

Sottili explicou que as investigações alcançará o período entre 1964 e 1988. Uma das principais demandas será a identificação de mais de mil ossadas retiradas em 1990 da vala clandestina do Cemitério de Perus e o papel da gestão de Maluf durante a ditadura. “Não tem como fugir (da gestão Maluf), mas vamos apurar todo o período militar, até 1988. A comissão será autônoma”, afirmou o secretário.

A comissão funcionará em colaboração com as outras comissões da verdade estabelecidas no município e com a Comissão Nacional da Verdade. O colegiado terá mandato de dois anos, prorrogável por até um.

Nenhum comentário: