quarta-feira, 4 de junho de 2014

Semana do Meio Ambiente promete crianças mais conscientes ( E um Governo mais consciente tambem?)




Projeto vai percorrer escolas da rede pública. Objetivo é estimular a conscientização ambiental

redacao@jornaldebrasilia.com.br


Crianças de escolas públicas de seis cidades do Distrito Federal vão ser estimuladas a cuidar do meio ambiente. Trata-se do projeto Sementes do Amanhã, que pretende promover a conscientização ambiental nas novas gerações.

O programa vai percorrer escolas públicas de Sobradinho II, Varjão, Estrutural, Itapoã, Ceilândia e Vila Telebrasília. A participação é gratuita.

Para participar, é preciso ter idade de 7 a 11 anos, estar cursando entre o 1º e o 5º anos do Ensino Fundamental. 

Serão atendidas 120 crianças de cada escola, sendo uma escola por região. 

O programa tem duração de seis meses.

Os participantes também vão poder participar de oficinas de cantigas de roda, de narrativa de história, de reciclagem, de arte e de criação que acontecem nas escolas.

De acordo com Ken Araújo, coordenador executivo do projeto, a escolas têm uma metodologia que não atrai muito os alunos. A meta do programa é mudar esse cenário. 
“O aluno já é uma semente.  Queremos levar ideias para que eles possam disseminar na família, na comunidade e dar continuidade aos ao que eles aprenderam no programa”, disse.

Pilares
O programa será baseado na tríplice reduzir, reutilizar e reciclar. Além disso, a ideia é estimular que os os alunos repassem aos  familiares os valores que aprenderam. “Nosso objetivo é conscientizar para sensibilizar. Ensinamos o cuidado com a natureza  para que as crianças possam contribuir dentro da sociedade e da escola”, afirma Priscila do Carmo, da equipe Casa do Aprender.

Para o futuro, a expectativa é que a iniciativa ganhe notoriedade e espaço em outras cidades. É um projeto muito rico e deveria se estender para mais escolas”, ressalta a professora da Escola Classe. O projeto é financiado pelo Fundo de Apoio a Cultura (FAC), do Governo do Distrito Federal.

Saiba mais
O projeto acontece de 2 a 6 de junho, quando é comemorada a Semana do Meio Ambiente. Neste primeiro momento, o projeto vai acontecer na Escola Classe Varjão. 
Os participantes vão fazer uma visita de campo na Casa do Aprender, localizada no Núcleo Rural Remanescente do Córrego do Urubu, no Lago Norte.

Na visita, os alunos fazem trilhas, plantam sementes, entre outras atividades.

Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

Nenhum comentário: