sexta-feira, 20 de junho de 2014

Governo pede aos quenianos que assistam a Copa em casa após ataques




Em Nairóbi


O governo do Quênia pediu nesta sexta-feira (20) aos cidadãos que assistam as partidas da Copa do Mundo do Brasil em suas casas, e não em locais públicos, menos de uma semana depois dos ataques que deixaram quase de 60 mortos.

"Na medida do possível, aconselhamos aos quenianos que assistam as partidas do Mundial na comodidade de suas casas, e não em locais abertos lotados e desprotegidos", afirma um comunicado do ministério do Interior.





No Quênia, atiradores matam grupo que assistia a Copa


16.jun.2014 - Corpos de pessoas assassinadas por homens armados durante ataque na cidade costeira de Mpeketoni, no Quênia, são cobertos nesta segunda-feira (16). O grupo islâmico Al Shabaab, da Somália, matou ao menos 50 pessoas que estavam reunidas assistindo a um jogo da Copa do Mundo da Fifa 2014, na noite deste domingo (15). 


Os homens armados também atacaram hotéis, um posto policial e um banco Leia mais Thomas Mukoya/Reuters

"Apesar do governo ter reforçado a segurança em todas as partes do país, avisamos aos proprietários de bares e restaurantes que devem permanecer alertas em suas áreas de trabalho", completa o comunicado.

A nota destaca que a medida garantirá a segurança "ante os criminosos que podem tentar aproveitar o Mundial para cometer atos criminosos e violentos".


No domingo à noite, homens armados atacaram a cidade costeira de Mpeketoni, perto da ilha de Lamu, muito frequentada por turistas, e mataram quase 50 pessoas. O ataque aconteceu quando as pessoas assistiam uma partida da Copa do Mundo nos cafés e hotéis.
Em outro ataque, em uma localidade próxima, nove pessoas morreram na noite de segunda-feira.


Os dois ataques foram reivindicados pelos islamitas somalis 'shebab', como um ato de vingança pela intervenção das tropas quenianas em território somali contra os extremistas.

Nenhum comentário: