sexta-feira, 20 de junho de 2014

Estados Unidos vai criar o maior santuário marinho do mundo (com FOTOS que se ampliam!Lindas!)

GREEN SAVERS

 Biodiversidade







O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou que administração norte-americana vai criar o maior santuário marinho do mundo, onde, numa vasta extensão do oceano Pacífico, será banida a pesca comercial e a exploração mineira e petrolífera.

No total, perto de 200.000 quilómetros quadrados no centro-sul do Pacífico vão ficar interditos à pesca marinha. A Casa Branca anunciou ainda a criação de uma nova força de intervenção para combater a pesca ilegal e os produtos marinhos contrabandeados que conseguem chegar aos supermercados norte-americanos.


“Podemos proteger os nossos oceanos para as futuras gerações”, afirmou Obama, através de vídeo conferencia na Our Ocean 2014 summit, cita o Guardian. “Tal como os presidentes Clinton e Bush fizeram antes de mim, vou utilizar a minha autoridade como presidente para proteger algumas das nossas paisagens marinhas mais preciosas, tal como fazemos com as montanhas, rios e florestas”, explicou o presidente norte-americano.


A nova reserva marinha, cujos limites ainda não estão totalmente definidos e só serão estabelecidos depois de consultas com peritos marinhos, pode expandir as áreas protegidas em volta da Pacific Remote Islands Marine National Monument, que foi criada pelo presidente George Bush.


Esta área, que rodeia sete ilhas não habitadas e vários atóis sob o controlo norte-americano, contém alguns dos ambientes marinhos mais primitivos do mundo.
Quanto à nova força marinha para combater a pesca ilegal, as autoridades norte-americanas esperam que possa estar operacional no final deste ano. 

A proposta de Obama inclui ainda sistemas para acabar com o contrabando de produtos marinhos, alimentos marinhos mal embalados ou embalados como um produto diferente, que muitas vezes é uma maneira de encobrir a pesca ilegal.


Apesar de as quotas de pesca que estão a ser implementadas em muitos países, os esforços actuais não estão a ser suficientes para combater o problema da caça ilegal. Estima-se que cerca de 20 a 32% das importações de alimentos marinhos feitas pelos Estados Unidos provenham da pesca ilegal. O estabelecimento de zonas interditas a pesca vai permitir proteger as populações marinhas e a regeneração dos stocks de peixe à beira do colapso.


Veja algumas fotos do Pacific Remote Islands Marine National Monument.
Fotos galeria:  USFWS Pacific /  USFWS Headquarters / Creative Commons
Foto principal:  Official U.S. Navy Imagery / Creative Commons

Nenhum comentário: