Brasil joga às 17h em Brasília, e Holanda x Chile, às 13h em São Paulo.
Congestionamento chegou a 302 km na terça-feira, segundo a CET.
saiba mais
Um dia após a cidade registrar 302 km de congestionamento por causa do
fim de expediente antecipado pelo segundo jogo do Brasil na Copa, o
prefeito Fernando Haddad (PT) vai pedir à Câmara Municipal que decrete
feriado na segunda-feira (23). O objetivo é evitar um novo caos no trânsito antes da partida entre Holanda e Chile às 13h, na Arena Corinthians, e do jogo entre Brasil e Camarões em Brasília, às 17h.
A administração municipal já havia tentado obter permissão para declarar feriado nos dias em que partidas fossem realizadas na capital paulista, mas foi impedida pelos vereadores de São Paulo. Uma emenda aprovada na Câmara permitiu apenas que fosse determinado ponto facultativo.
Nesta manhã, Haddad cancelou compromisso para debater o tema com secretários. O prefeito vai anunciar, às 14h30, "medidas propostas com o objetivo de amenizar os transtornos provocados ontem pelo trânsito na cidade", de acordo com a Secretaria de Comunicação.
De acordo com a assessoria da Presidência da Câmara, a proposta de feriado será votada a partir de um projeto de lei já existente e que está na pauta da sessão do dia.
Previsão de mais trânsito
Na terça-feira, o trânsito de São Paulo travou horas antes e até mesmo durante parte do primeiro tempo do jogo do Brasil x México. Os problemas começaram por volta das 13h, quando muitas empresas dispensaram seus funcionários para assistir ao jogo.
Em duas horas, o congestionamento aumentou 586%: o índice saltou de 44 km, às 13h, para 302 km às 15h. Um pouco depois, em outro intervalo de duas horas, caiu 91%: do pico de 302 km para 26 km às 17h.
Nem Pelé escapou do congestionamento: em entrevista à TV Globo ele disse que "pela primeira vez na vida" assistiu ao primeiro tempo no carro, por causa do trânsito que enfrentou na vinda de Santos (SP) para São Paulo.
Gráfico de lentidão durante o jogo de terça: de 302km a 0 km em 2 horas e 30 minutos.
No dia da abertura da Copa, a CET começou a fazer interdições às 7h da manhã nas imediações do estádio na Zona Leste. No dia 12 foram bloqueados 26 pontos. Em seis deles, passaram apenas veículos credenciados para a abertura e, por outros dois, moradores e comerciantes da região puderam passar.
O perímetro da área de restrição veicular na partida de inauguração e que deverá ser repetido na segunda é formado pelas seguintes vias: R. Dr. Luís Aires (Radial Leste), sentido Bairro, a partir do Túnel Águia de Haia; Av. José Pinheiro Borges (Radial Leste), sentido Centro, desde o Viaduto Cassiano Gabus Mendes; Av. Calim Eid, sentido Bairro, a partir do Viaduto Milton Leão; Av. Itaquera, sentido Bairro, junto à Rua Cesar Diaz; Av. Miguel Inácio Curi, sentido Centro, 200 metros após a Av. Itaquera; R. Tomazzo Ferrara, sentido Centro, junto à R. Castelo do Piauí.
Nenhum comentário:
Postar um comentário