segunda-feira, 14 de abril de 2014

A ditadura dos que não querem trabalhar e querem continuar sendo sustentados por nós.


O Dia

-

'Favela da Telerj': Cerca de 600 pessoas seguem em frente à sede da Prefeitura

Manifestantes, que estão no local desde a última sexta-feira, querem uma reunião com representante do governo municipal

Gabriel Sabóia
 
Rio - Cerca de 600 pessoas, entre elas aproximadamente 150 crianças, permanecem em frente à sede da Prefeitura do Rio, na Cidade Nova. Eles estão no local desde a última sexta-feira, quando a "Favela da Telerj", no Engenho Novo, Zona Norte, foi ocupada pela Polícia Militar e pedem o reassentamento imediato. 

No fim de semana, a prefeitura chegou a propor um cadastro desses moradores para que fossem contemplados em algum programa de habitação. No entanto, eles se negam a deixar o local e a preencher qualquer cadastro sem uma reunião com um representante do governo municipal.

Famílias que estavam construindo a ocupação no terreno da Oi no Engenho Novo e que foram removidas na sexta-feira, 11, acamparam em frente à sede da Prefeitura

Foto:  Maíra Coelho / Agência O Dia

"Cadastro não é garantia de nada. Até hoje moradores do Bumba (em Niterói) esperam suas respostas. O que pedimos é uma reunião com alguma autoridade que nos apresentante um plano de reassentamento", diz Guilherme dos Santos, integrante do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, que apoia a causa.


Para se proteger da chuva que cai na manhã desta segunda-feira no Rio, os antigos moradores da Favela da Telerj se amontoam na passarela do metrô da Cidade Nova, dificultando a circulação dos passageiros. 

Por volta das 8h, os manifestantes chegaram a interromper três vias da Avenida Presidente Vargas, no sentido Candelária, por cerca de cinco minutos. Mas a Guarda Municipal os dispersou. Integrantes de vários sindicatos e partidos políticos estão no local e apoiando a causa.

Nenhum comentário: