terça-feira, 27 de maio de 2014

Shopping Iguatemi veta vitrine de loja com casal de camisinha na mão




Edgard Matsuki
Do UOL, em Brasília
Vitrine da loja Imaginarium que foi censurada por ter conotações sexuais no shopping Iguatemi, em Brasília


Vitrine da loja Imaginarium que foi censurada por ter conotações sexuais no shopping Iguatemi, em Brasília

Uma campanha para o Dia dos Namorados tem causado problemas entre uma franquia de lojas e um shopping. Com a intenção de chamar a atenção para a data, a rede de lojas de acessórios Imaginarium lançou um layout de vitrine no qual um casal deita em um sofá com camisinhas na mão enquanto na TV passa um jogo de futebol. Só que a ideia foi censurada pelo shopping Iguatemi, de Brasília.

A ideia do casal com a camisinha na mão -- fruto de uma parceria da loja com uma marca de preservativos -- foi considerada ousada pela direção de marketing do shopping. Após avaliação, o estabelecimento acabou pedindo para que o desenho das pernas e da camisinha fossem retirados da vitrine da loja.

Segundo o shopping, a vitrine foi censurada por ser considerada "sensual" para o ambiente do shopping. De acordo com nota do estabelecimento, os contratos de locação impedem o uso, nas vitrines, de elementos decorativos de cunho "erótico, político e publicitário".

As lojas submetem suas campanhas à direção do shopping, que pode aprová-las ou não. 

A franquia da loja se defende dizendo que a camisinha na vitrine também serviria para levantar a bandeira para a prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). 


De acordo com nota assinada pelo diretor de marketing Thiago Colares, "em tempos de conscientização sobre o uso de preservativos para evitar a propagação de doenças sexualmente transmissíveis, a marca levanta, de maneira bem-humorada, a bandeira dessa discussão, que é muito importante para toda a sociedade". 


Imagem da campanha de 2011, que também foi censurada
 
Essa não foi a primeira vez que a loja teve a vitrine vetada no Iguatemi Brasília. Em 2011, uma imagem de um casal também foi tirada da campanha do Dia dos Namorados por ser considerada sensual. A Imaginarium disse que a campanha foi vetada também em São Paulo e no Rio de Janeiro à época. A dona da loja franqueada em Brasília não quis se pronunciar sobre o assunto. 

Em 2011, a campanha mostrava um casal se abraçando e a imaginação dos dois. Enquanto o homem imaginava o casal no altar, a mulher imaginava o rapaz seminu.

Nenhum comentário: