quarta-feira, 25 de junho de 2014

Com invasão argentina, Beira-Rio tem esquema especial de segurança





Argentina e Nigéria jogam às 13h, no quarto jogo de Porto Alegre na Copa.


Grande número de argentinos sem ingresso deixa autoridades em alerta.

 Do G1 RS
Argentinos fazem festa próximo ao Estádio Beira-Rio (Foto: Guilherme Pontes/G1)Argentinos fazem festa perto do Estádio Beira-Rio 
 
 
Não foi só a rotina de Porto Alegre que ficou alterada com os milhares de argentinos que começaram a chegar à cidade nos últimos dias. A invasão argentina determinou também uma mudança no esquema de segurança e de trânsito para o quarto jogo do Beira-Rio nesta Copa. Somente na terça-feira (24), até as 17h, 8,1 mil argentinos entraram no país pelo Rio Grande do Sul. 


A expectativa das autoridades varia: são esperados de 80 mil a 120 mil portenhos na capital gaúcha para o jogo entre Argentina x Nigéria, às 13h.



 
Como a capacidade do Beira-Rio é de 49 mil pessoas para os jogos do Mundial, a preocupação com o esquema de segurança ganha força. De acordo com uma estimativa da Polícia Rodoviária Federal, 90% dos estrangeiros declaram não ter ingresso para a partida. Em um levantamento divulgado pela Prefeitura de Porto Alegre em maio, 16,8 mil argentinos tinham ingresso para o confronto. A Polícia Federal acredita que somente 20 mil portenhos tenham entradas para ver a seleção.


Outro alerta é para evitar a entrada de barras bravas, torcedores com histórico de violência que foram cadastrados pela Polícia Federal. Até as 20h de terça, 17 argentinos foram impedidos de entrar no Brasil pelas fronteiras gaúchas.


Para evitar incidentes, haverá reforço policial dentro do Beira-Rio, nas áreas de circulação de torcedores e nas catracas, segundo o subcomandante-geral da Brigada Militar, coronel Silanus Serenito de Oliveira Mello. O G1 apurou com órgãos de inteligência que análises feitas pelo governo federal apontam risco alto em relação a outros jogos da Copa da possibilidade de ocorrerem incidentes que envolvam problemas de segurança.


Em duas reuniões recentes, na sexta-feira (20), no Rio de Janeiro, e na segunda-feira (23), em Porto Alegre, Fifa alertou aos órgãos federais e estaduais sobre a preocupação com o evento, tanto de invasões ao estádio quanto de confrontos e brigas entre torcedores nas ruas.


“Vamos posicionar mais policiais e aumentar o contingente nas áreas de circulação dos torcedores dentro do estádio e no entorno, por cima da tela que separa o Beira-Rio da rua, para tentar barrar qualquer tentativa de invasão sem ingresso. Dentro do estádio, haverá policiais nas áreas de circulação e de bares, saídas e entradas de acesso, raio-x e catracas. Já invasão do gramado é problema da Fifa”, explica o coronel.


Saiba mais sobre o jogo Argentina x Nigéria
Argentinos procuram ingressos em Porto Alegre para a Copa do Mundo (Foto: Caetanno Freitas/G1) 
 
Policiais estão atentos à movimentação de  argentinos 
 
 
Segurança é principal preocupação 
A ação no Beira-Rio será semelhante à que a PM do Rio fez no domingo (22) no Maracanã, após duas invasões, na tentativa de evitar que pessoas sem ingresso cheguem perto do estádio. No Rio de Janeiro, cino argentinos foram presos após pularem o muro e outros 87 chilenos invadiram o estádio pelo acesso da imprensa. 



“Pela quantidade de turistas, em função do número de torcedores, este jogo é de maior risco para nós em segurança e o que mais preocupa. Muitos torcedores sem ingresso virão para tentar ver o time ou sentir o clima no hotel, no aeroporto. Nosso desafio será separar os bagunceiros das pessoas de bem”, afirma o subcomandante da Brigada.


O superintendente da Polícia Federal no estado, delegado Sandro Luciano Caron, diz que o jogo atrai maior atenção por causa da quantidade de estrangeiros entrando no país. A PF recebeu da Argentina uma lista de 2,1 mil barras bravas envolvidos em casos de violência nos estádios. A empresa contratada pela Fifa para fazer a segurança do Beira-Rio, a Gocil, também colocará cerca de 200 agentes a mais, que foram cadastrados pela PF às pressas nestas semana.


Segundo o delegado Caron, em média por jogo na capital gaúcha há 600 “stewards”, vigilantes desarmados que atuam dentro da arena para controlar o público. Contudo, desde o jogo do Brasil contra o México na Arena Castelão (CE), no dia 17, a Fifa está sendo mais flexível e permitindo a entrada de policiais no estádio. 


Conforme o coronel Mello, a Brigada Militar colocará, dentro do estádio, policiais nas catracas, dentro da área de bares e restaurantes, nas áreas de circulação de intervalos e saídas, e também reforçará o cerco do redor do Beira-Rio.


Alteração também no esquema de trânsito


Em razão do horário da partida e do número de argentinos esperados na região, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) vai reforçar o esquema de trânsito das áreas próximas ao Beira-Rio. A partir das 8h, já haverá interrupções no tráfego em ruas e avenidas nos arredores do estádio. Nas proximidades do Beira-Rio, só será permitida a circulação de quem tem ingresso nas mãos. Os portões abrem às 10h.


A Prefeitura de Porto Alegre ampliou o ponto facultativo para o dia inteiro, na tentativa de minimizar os transtornos no trânsito. O objetivo é tentar melhorar a mobilidade urbana na cidade, já que a partida ocorrerá durante a semana. Na partida entre Austrália e Holanda, no dia 18, o trânsito da cidade foi caótico durante a manhã. Confira aqui os bloqueios na região. 


Fan Fest terá horário de abertura antecipado e telão do lado de fora
Fan Fest foi tomada pelas camisas azuis e branca outra vez (Foto: Guilherme Pontes/G1) 
 
Fan Fest foi tomada pelas camisas azuis e brancas na terça
 
 
Para quem não conseguiu garantir entradas, já que todas foram vendidas, a Fan Fest foi montada perto dali, no Anfiteatro Pôr do Sol, também à beira do Guaíba. A organização ainda vai colocar um telão do lado de fora da área, já que a lotação máxima do local é de 20 mil pessoas e a popularidade do evento entre os gaúchos está cada vez maior. A estrutura ficará posicionada na avenida Edvaldo Pereira Paiva, em frente à rótula das Cuias.

Para garantir maior segurança aos frequentadores, os portões serão abertos ao público às 10h, para ter mais tranquilidade na hora das revistas. Entre as atrações, além da exibição das partidas do dia no telão, haverá shows de Neto Fagundes e Shana Müller (12h), Tributo a Tim a Maia (15h15) e Banda Eva (19h05). Veja aqui a programação completa da Fan Fest.

Torcedores argentinos Porto Alegre (Foto: Diego Guichard/G1)Torcedores argentinos estão espalhados pelas ruas de Porto Alegre 
 
 
Na arquibancada e nas ruas
Eles estão por toda a parte. Aos poucos, os argentinos transformaram Porto Alegre em um pequeno pedaço de Buenos Aires. Acampamentos em espaços alternativos ou até dormindo dentro de carros, eles são vistos em todos os pontos turísticos da cidade. As áreas próximas ao Beira-Rio são as preferidas para a concentração dos torcedores, que chegam de carro, ônibus e avião.



Mesmo sem ingresso, eles chegaram em pequenos ou grandes grupos. Trajados com as cores azul e branca, são vistos por todos os cantos da capital gaúcha, entoando seus cantos característicos e exibindo, com orgulho, bandeiras nas cores da seleção de Messi.


messi (Foto: AFP) 
 
Messi será estrela do jogo entre Argentina e  Nigéria do Beira-Rio 
 
 
Por que ver este jogo
Será uma oportunidade única para ver, além de Messi, outros grandes nomes do futebol mundial como Di María, Agüero e Higuaín. Para a Argentina, que venceu as duas primeiras partidas da Copa do Mundo, contra a Bósnia e Irã, e soma seis pontos, o jogo contra a Nigéria vale a liderança do Grupo F. Será a quarta vez que o confronto entre os sul-americanos e africanos será realizado nos últimos seis Mundiais. Pela retrospectiva, todos acabaram com festa em Buenos Aires.



Com quatro pontos, a Nigéria só precisa de um empate contra um adversário já classificado para selar sua classificação para as oitavas de final. O resultado seria bom para ambos, pois também manteria a Argentina na liderança do Grupo F.


Fila na frente do Beira-Rio antes da partida (Foto: Diego Guichard/G1) 
 
Beira-Rio recebe sua quarta partida da Copa do  Mundo
 
 
O estádio
Localizado às margens do Guaíba, um dos cartões-postais de Porto Alegre, o Beira-Rio foi fechado para reforma em novembro de 2012. De propriedade do Internacional, o estádio passou por reformulação nas arquibancadas, com destaque para a cobertura, coberta por membranas que são iluminadas à noite.


Reinaugurado em abril, o estádio tem capacidade para receber cerca de 50 mil torcedores.

Como chegar ao Beira-Rio

De carro
Nas imediações do estádio Beira-Rio, os bloqueios iniciarão a partir das 8h, no sentido bairro-Centro. A permissão de circulação dos ônibus no corredor da Avenida Padre Cacique ocorre até às 10h. O bloqueio da Avenida Borges de Medeiros, no sentido Centro-bairro, ao longo do Caminho do Gol, inicia às 7h. Ao final do jogo, a previsão de liberação das vias é às 17h, segundo a EPTC.



Ao menos 11 pontos ficarão bloqueados. São eles: Avenida José de Alencar (somente com acesso local e veículos em situação de emergência); avenida Edvaldo Pereira Paiva, entre a Avenida Ipiranga e a Avenida Padre Cacique, nos dois sentidos de circulação; Avenida Padre Cacique, entre a Avenida Borges de Medeiros e a Avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio), nos dois sentidos; Avenida Borges de Medeiros (Caminho do Gol), entre o Mercado Público e o Viaduto Dom Pedro I, somente na pista sentido Centro-bairro; Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto (Caminho do Gol), entre a Avenida Borges de Medeiros e a Rótula das Cuias; Rua Monroe; Rua Otávio Dutra, entre a Avenida Padre Cacique e a Rua Silveiro; Rua Dona Amélia; Rua Gen. Oliveira Freitas; Rua Miguel Couto, entre a Avenida Padre Cacique e a Rua Silveiro e Rua Barão do Cerro Largo, entre a Avenida Padre Cacique e a rua Antenor Lemos.


Ônibus especial fará transporte de turistas  (Foto: Rafaella Fraga/G1) 
 
Ônibus especial fará transporte de turistas
De ônibus

Nos dias de jogos, haverá quatro linhas de ônibus especiais com saídas de diferentes pontos da capital: Centro/Beira-Rio, Aeroporto/Beira-Rio, Jóquei/Beira-Rio e PUC/Beira-Rio. Além disso, mais de 30 linhas regulares de ônibus e 10 de lotação atendem as proximidades do estádio.


A EPTC planejou o desvio de mais de 60 linhas regulares de ônibus, nos dias das partidas no Beira-Rio. 

As mudanças acontecem somente na região do Centro Histórico e nas linhas com terminal nas avenidas Borges de Medeiros ou Salgado Filho, em razão do Caminho do Gol. O desvio será pela avenida João Pessoa, acesso sob o viaduto, seguindo pela Loureiro da Silva, rua Gal. Lima e Silva, rua Cel. Fernando Machado, av. Borges de Medeiros (bairro-Centro), Salgado Filho, e retornando à avenida João Pessoa, de onde segue itinerário normal.

Além das mudanças no Centro, 27 linhas de ônibus da zona Sul, que circulam pelas avenidas Borges de Medeiros e Padre Cacique, terão seus itinerários alterados: 110 – Restinga Nova; 110.1 – Restinga; 111 – Restinga Velha; 111.2 – Rest .Velha/ Hípica; 149 – Icaraí; 149.1 – Icaraí/ Taquary; 165 – Cohab; 170 – Jd. das Palmeiras; 171 – Ponta Grossa; 173 – Camaquã; 176 – Serraria/ Rodoviária; 176.1 – Serraria/ Ouriques; 177 – Menino Deus; 178 – Praia de Belas; 179 – Serraria; 179.2 – Serraria/ Osv. Cruz; 180 – Diário; 184 – Juca Batista; 186 – Liberal; 187 – Padre Réus; 187.1 – Pe. Réus/ Massot; 188 – Assunção; R1 – Jd. Vila Nova; R3 – Esperança; R5 – Ponta Grossa; R81 – Campo Novo; R84 – Juca.


Confira todas as informações no site da EPTC (clique aqui).


Pedestres
Os pedestres terão trânsito livre no entorno do estádio, até adentrarem o perímetro Fifa, onde só entrarão pessoas credenciadas e com ingresso. O horário do bloqueio do perímetro Fifa fica em vigor seis horas antes e duas horas depois do jogo. Em dias de partidas, também será proibido pedalar ou correr na orla do Guaíba. 


Previsão do tempo
Da Argentina, não são somente os torcedores que chegam ao Rio Grande do Sul. Um sistema de baixa pressão oriundo do país vizinho provoca chuva e vento no estado. Para Porto Alegre, a previsão é de tempo nublado, com pancadas de chuva e trovoadas. A probabilidade, porém, é que a instabilidade perca força ao longo da quarta-feira (25). Os termômetros não se alteram muito na capital gaúcha: oscilam entre 17°C e 20°C.



Argentinos visitaram o Mercado Público de Porto Alegre (Foto: Luiza Carneiro/G1) 
 
Argentinos visitaram o Mercado Público de  Porto Alegre 
 
 
O que fazer na cidade

 
Apontada por alguns argentinos como uma cidade "parecida" com Buenos Aires, Porto Alegre tem agradado os visitantes. Entre as opções de passeio estão as atrações do Centro Histórico: bancas, bares e restaurantes do Mercado Público. Alguns turistas já andaram por lá.



Em frente ao prédio histórico, existe um ponto do ônibus Linha Turismo. O veículo com dois andares percorre os principais pontos de Porto Alegre. Dali, o turista tem a oportunidade de ver a cidade de cima. Um guia orienta e informa os passageiros sobre a história da cidade, curiosidades, monumentos e atrativos dos roteiros oferecidos.
Na área cultural, Porto Alegre sedia exposições de arte com entrada franca: ainda no Centro Histórico, as atividades ocorrem no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), Centro Cultural CEEE Erico Verissimo e Memorial do Rio Grande Do Sul. Na Zona Sul, há a Fundação Iberê Camargo, cujo prédio é um dos projetos arquitetônicos mais bonitos da cidade.


Confira outras opções de passeios no Guia de Porto Alegre no G1.

Nenhum comentário: