quarta-feira, 25 de junho de 2014

Capital pretende entrar para rol das cidades mais procuradas por turistas


Entre as cidades sedes do torneio, a capital federal desponta como o destino mais procurado por torcedores nacionais e estrangeiros. 

A hospitalidade do brasiliense, a beleza arquitetônica e o estádio na área central são as virtudes locais

Publicação: 25/06/2014 Correio Braziliense

A localização do estádio nacional, próximo aos hotéis, o que permite o deslocamento dos torcedores a pé, é um dos atrativos (Carlos Vieira/CB/D.A Press - 19/6/14)
A localização do estádio nacional, próximo aos hotéis, o que permite o deslocamento dos torcedores a pé, é um dos atrativos

“Brasília fez bonito ao receber os jogos da Copa do Mundo” foi o comentário de quem passou por aqui desde o início da competição. Brasilienses, turistas e estrangeiros vestiram a camisa das diversas seleções e coloriram as ruas. Os pontos turísticos estavam cheios e a capital ganhou destaque internacional nas páginas do jornal The New York Times. 



Uma onda de otimismo começa a ganhar contorno e a grande questão é o que permanece de benefício assim que o time campeão levantar a taça, em 13 de julho. Se o movimento continuar crescente, a expectativa é de que Brasília entre para o rol das cidades mais procuradas pelos visitantes nacionais e de outros países.

 

Os setores comemoram a boa fase. “Aumentou a visitação à cidade, não só de estrangeiros como de brasileiros de outras unidades da Federação. 


Os investimentos foram grandes e o retorno deve vir em um ano ou dois”, avaliou o presidente do Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista), Edson de Castro. 

Otimista, ele acredita que a imagem de Brasília ainda tem muito a crescer em relação ao turismo, e o comércio representou o aumento e a efervescência que tomou conta da capital. “Precisamos aproveitar o cenário que existe hoje. Se mantivermos o trabalho da Copa para o turista, tanto no aeroporto quanto em pontos específicos, será muito bom para todo mundo e para todos os setores da economia”, explicou.


Apesar de o movimento não ser significativo em todos os segmentos, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas do DF (CDL), Álvaro Silveira Junior, ficou admirado com o fluxo de consumidores. “Estávamos bastante pessimistas por conta de tudo o que aconteceu no ano passado — as manifestações, a crise econômica —, mas nos surpreendemos. Ainda não é excepcional, mas é melhor do que prevíamos”, disse. 



Na opinião de Silveira, o Mundial traduziu os bons atos, a boa educação e o prazer dos brasilienses. “Essa alegria encantou os estrangeiros e os turistas”, comentou.

Planejamento
A organização da cidade e a localização do Estádio Nacional, no centro da capital, são outros fatores que contribuíram para iluminar Brasília aos olhos do mundo. “É uma cidade jovem, planejada e sempre movimentada. 



Desde o início, ela representa um canteiro de obras. Além disso, continua reunindo gente de vários lugares e de outros países por conta das embaixadas”, afirmou . Essa efervescência, no entanto, não é para sempre, na opinião de Silveira. 


Para ele, fica a ideia de que Brasília recebe grandes eventos. Desse modo, a cidade passa a figurar entre as opções. Os efeitos mais contundentes vêm a longo prazo, de acordo com o presidente da Fecomércio, Adelmir Santana. 


Ele relembra o caso de Londres, sede das últimas Olimpíadas, em 2012. “Na Inglaterra, o comércio caiu muito, mas, depois dos jogos, a recuperação foi um sucesso.”

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