quarta-feira, 25 de junho de 2014

Quatro exames básicos neonatais ajudam no diagnóstico de muitas doenças

Testes feitos assim que o bebê nasce, como o do pezinho e o da orelhinha, não definem diagnósticos, mas levantam suspeitas essenciais para o trabalho mais detalhado de um especialista e permitem uma intervenção precoce contra possíveis doenças 
 

Publicação: 25/06/2014 06:00   Correio Braziliense
 

Belo Horizonte — Não dá para perder tempo.Muitas doenças precisam ser detectadas logo nos primeiros dias de vida para que não prejudiquem o desenvolvimento da criança. 


Por isso, os pais devem ficar atentos a quatro exames básicos neonatais, a maioria realizada ainda na maternidade: teste do olhinho, do coraçãozinho, da orelhinha e do pezinho. “São importantes porque muitas doenças só vão apresentar sinais com alguns meses, ou seja, elas passam silenciosas e pode-se perder um tempo precioso sem tratar o recém-nascido”, explica o pediatra neonatologista Cláudio Drummond Pacheco, do Hospital Mater Dei de Belo Horizonte. 


Nenhum dos quatro testes, porém, define um diagnóstico. São considerados de triagem, pois apenas levantam uma suspeita que deverá ser confirmada por avaliações complementares e a análise de especialistas.


Evaldo e Flávia Portela, com o filho, Caio, de 2 semanas de vida, ficaram atentos aos testes ainda no hospital (Jair Amaral/EM/D.A Press)
Evaldo e Flávia Portela, com o filho, Caio, de 2 semanas de vida, ficaram atentos aos testes ainda no hospital


O mais conhecido dos exames neonatais é o teste do pezinho, obrigatório no Brasil desde 2001. “Apesar de não ser definitivo, é capaz de prevenir problemas mais sérios no futuro porque leva ao tratamento precocemente”, alerta o secretário do Departamento de Neonatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) Adauto Dutra Morais Barbosa, também professor de neonatologia da Universidade Federal Fluminense (UFF). 


Basicamente, o teste do pezinho detecta quatro doenças: hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, anemia falciforme e fibrose cística. Normalmente, não é realizado na maternidade. A responsabilidade de levar a criança ao posto de saúde ou a um laboratório particular é dos pais, que recebem alta após o parto com o pedido em mãos.

 “O pediatra é obrigado a solicitar o teste, mas não significa que ele será realizado, a não ser que o recém-nascido passe muito tempo internado na unidade de terapia intensiva (UTI) neonatal”, pontua Barbosa.

Leia mais notícias em Ciência&Saúde

Recomenda-se que o teste do pezinho aconteça na primeira semana de vida do bebê. Cláudio Drummond reforça que o exame deve ser feito o quanto antes porque, caso seja observada alguma alteração, a indicação é repeti-lo. Além disso, o resultado pode demorar 10 dias. 


“É raro haver alteração, mas, quando encontramos algo no teste do pezinho, pode ser que tenhamos que correr contra o tempo”, destaca. Por outro lado, não dá para fazer o exame logo depois do nascimento porque algumas doenças, como a fenilcetonúria, dependem do contato do bebê com o leite para que sejam detectadas corretamente.

Avaliação física
Os pais também devem saber que o recém-nascido precisa ser submetido aos testes do olhinho e do coraçãozinho ainda na maternidade. 

Atenta aos procedimentos, a psicóloga Flávia Andrade Franco Portela, 29 anos, alertou o pediatra, antes de receber alta, de que não havia sido feita a avaliação cardíaca do seu filho. 

“Soube dos exames em dois cursos que fiz durante a gravidez.Quanto mais informação, melhor”, comenta. 


Na primeira ida ao posto de saúde, Flávia aproveitou para fazer o teste do pezinho e marcar o da orelhinha, que pode ser realizado até um mês depois do nascimento. “É uma tranquilidade saber que dá para agir o mais rápido possível”, completa a mãe do pequeno Caio, que tem 2 semanas de vida.

Nenhum comentário: