quarta-feira, 25 de junho de 2014

DFTrans investiga suspeita de uso ilegal de passe livre para deficientes




Documentos mostram que em um mês 1,7 milhão usaram benefício.


É como se mais da metade da população do DF tivesse usado cartão.

Do G1 DF
O DFTrans, autarquia responsável por fiscalizar o transporte público do Distrito Federal, investiga a suspeita de uso ilegal do cartão de passe livre para deficientes físicos.


Documentos da autarquia mostram quantas vezes os passageiros do DF usaram o transporte público nos primeiros cinco meses deste ano. A quantidade de portadores de deficiência física que usam o passe livre chamou a atenção do departamento: uma média de 1,5 milhão por mês.

Em janeiro, por exemplo, foram mais de 1,7 milhão. São 2,4 mil cartões passando por hora. É como se mais da metade de toda a população do DF tivesse usado o transporte público durante um mês e de graça.


O diretor do DFTrans, Jair Tedeschi, afirma que se a irregularidade for comprovada, o órgão vai recorrer à Justiça para receber das empresas de ônibus o dinheiro público pago pelas passagens.


Segundo o IBGE, o DF tem 355 mil portadores de alguma deficiência. A Associação de Deficientes de Brasília informou que apoia o recadastramento planejado pelo DFTrans.
O DFTrans estuda ainda fazer um recadastramento do passa livre dos portadores de mobilidade reduzida. No ano passado, o passe livre foi alvo de outra denuncia. 


Planilhas mostraram que os mesmos cartões eram passados na mesma catraca várias vezes em poucos segundos, demonstrando indícios de que o benefício era comercializado, o que é proibido. Por causa das denúncias, estudantes do DF tiveram que ser recadastrados.

Nenhum comentário: