domingo, 29 de junho de 2014

Imagens em Movimento: O medo da bola

28/06/2014
às 20:02 \ Feira Livre



bola
SYLVIO DO AMARAL ROCHA

Em 1994, a Seleção Brasileira conquistou sua quarta estrela na primeira final de Copa do Mundo decidida nos pênaltis. A Itália perdeu e o País do Futebol mergulhou na grande festa. Que garoto ─ ou garota ─ não gostaria de participar desse momento histórico?

A relação de uma menina com o mundo da bola é o fio condutor de Cartão Vermelho, dirigido pela estreante Laís Bodansky na mesma época da conquista do tetracampeonato e produzido pelos irmãos Caio e Fabiano Gullane – que anos depois produziriam filmes como Carandiru, de Hector Babenco, e As Melhores Coisas do Mundo, da própria Laís.


A trama se passa num campo de terra onde um time de garotos sofre quando enfrenta o de Fernanda, única menina do grupo, interpretada por Camila Kolber. Embora boa de bola, Fernanda apavorava a garotada graças aos petardos que quase sempre miravam as partes baixas dos adversários.

Dividido em três partes no YouTube, Cartão Vermelho também trata da descoberta do corpo e da agressividade típica da adolescência – que hoje é chamada de bullying. Depois de um julgamento conduzido pelo ator Francisco Rojo, Fernanda é condenada a pagar por seus crimes.

A expressão se tornou corrente há pouco tempo, mas no Brasil e em quase todos os países o bullying sempre fez parte dessa fase da vida ─ assim como jogar bola. A molecagem era um trunfo indispensável para quem quisesse sobreviver incólume e ser respeitado pelo restante da turma. Cartão Vermelho mostra isso e vai além: é delicado e muito bem realizado. Não perca.

Nenhum comentário: