Alguma vez você já comprou uma camisa nova e em seguida encontrou-se odiando suas calças velhas feias? Então você se tornou vítima do efeito Diderot. É uma forma de manipulação deliberada.

Infelizmente você pode ser convencido de que você tem que ser atualizado como um telefone, saiba como.

Denis Diderot foi um filósofo durante o Iluminismo, o que significava que ele deveria ter estado acima dessas coisas insignificantes como o consumismo . Por outro lado , ele também era um crítico de arte, logo ele gostava de beleza. E isso pode ter levado à situação que ele descreveu em seu ensaio, ” Lamento em despedida com meu roupão Velho. “

Ele tinha uma coisa velha surrada que ele usava em seu pequeno apartamento. Um amigo um dia deu-lhe de presente um roupão escarlate bonito. Diderot adorou, mas sentiu que estava destoante junto com a sua mobília antiga e barata. Ele substituiu sua cadeira de palha por uma poltrona de couro. Depois ele substituiu a mesa, e o papel sobre suas paredes. E logo depois ele começou a substituir suas roupas normais. O conto termina com Diderot em dívida e desconsolado, trabalhando para manter seu quarto lindo.

Ele costumava ser o “mestre” de suas posses, mas agora ele é o ” escravo” de um roupão.

O ensaio é fictício, e o sentimento é puro romantismo. Quem entre nós não voltou para casa com uma nova posse, colocou-o em sua casa, olhou em volta e pensou: “Que lixo.”
Apenas observando a imundície de suas posses regulares quando colocado ao lado de algo extraordinariamente bom não é o suficiente para você cair sob o feitiço do Efeito Diderot. Para ser um completo Diderot, de acordo com os sociólogos, precisamos começar a identificar-nos com as nossas posses. Infelizmente já temos a tendência de fazer isso. A maioria de nós pegou uma peça de roupa, ou sentou-se em uma peça de mobiliário e pensou: “Não, isso não tem nada a ver comigo”.

Como isso pode acontecer?

Mas o consumo não é assim que funciona. Mesmo o mais a pessoa vestida de forma mais pobre de nós usa nossas roupas para transmitir uma imagem de quem ela é. Nós nos identificamos com as nossas posses. Quando fazemos isso nós não queremos apenas de alta qualidade, na verdade muitas pessoas vão rejeitar alta qualidade. 

Queremos unidades. Queremos apresentar um conjunto coerente. Isso pode ser um grande problema para todas as companhias que querem que nós para compremos coisas. Não importa quão bom um produto que oferecem, se ele cai fora das idéias do consumo da unidade das suas vidas e seus olhares, eles vão resistir a comprá-lo. 


Por outro lado, uma vez que possuímos uma coisa que se destaca, que não se encaixa no nosso sentido atual da unidade, nós vamos a um tumulto tentando nos reconstruir, ou vamos jogar fora o item de luxo, ou começamos a nos atualizar. Poucas pessoas jogam fora o item de luxo. A maioria das pessoas começam a substituir as outras coisas em suas vidas. Trata-se de um monte de dinheiro .

Qualquer coisa boa que é considerado fora do padrão de compras regulares de alguém é chamado de ” Good Play “. Empresas do mercado dificilmente levam as pessoas a fazer esse primeiro movimento, mas eles também querem saber como manter as pessoas Diderotando .


Como é que uma compra de amostra, um luxo, tornar-se um estilo de vida inteira ? 



De acordo com revistas de pesquisa a chave é fazer com que o item não seja uma compra, mas uma substituição. Você não está comprando pra dispensar uma saboneteira, você está substituindo sua saboneteira do banheiro velho e desagradável por um com uma boa aparência, uma saboneteira eficiente. Você está ciente de que ele pode vir como parte de um conjunto ? 


E isso que coincide com uma cortina de chuveiro ? Você não está comprando um novo par de sapatos, você está substituindo um velho par com algo simples e atemporal – que não se pode usar com jeans assim obter algumas saias ou calças agradáveis ​​. Muito do que nós compramos hoje é uma espécie de um produto provador para uma vida completa.


Para que não pense que essa manipulação só é posta em prática por essas corporações terríveis, o Efeito Diderot foi defendida pelo movimento verde também. Eles usam a mesma linguagem, substituindo bens supérfluos existentes com mais duráveis​​, mais limpos, mais responsavelmente bem feitos  Eventualmente quando aprendemos como essas coisas são feitas, e como muitos ” produtos ” não estão na ” linha ecológica”, deixamos de ser as pessoas que compram algumas coisas verdes e tornam-se pessoas cuja vida é baseada em fazer escolhas sustentáveis.


Há coisas piores para ser.

O que é interessante sobre o Efeito Diderot é que não é pura maldade . Ele pode ser usado para manipular as pessoas em dívida. Não há nada de errado em querer comunicar o seu eu através de escolhas estéticas


Não há nada de errado em manter uma aparência unificada para os nossos locais de trabalho ou residências. E não há nada de errado em tentar viver nossas vidas de acordo com um conjunto de princípios a respeito de como os produtos são feitos . É que esses desejos são tão compreensível e tão universal, que pode levar-nos a fazer grandes decisões quando pensamos que estamos apenas começando algo novo.