quarta-feira, 11 de junho de 2014

Lima Duarte sobre Lula, em 2006


“Não me arrependo [de ter recusado convite para ser candidato a vice-presidente na chapa de Mario Covas, em 1989]. Na ocasião, Sassá Mutema [“O Salvador da Pátria”] era um grande personagem, um homem que ia do nada ao entendimento. Ele não sabia nada e aprendia a ler, a escrever, a amar, a se entender, aprendia mais e mais até ficar um imbecil. A Globo achou que era o Lula. Sassá era muito maior que o Lula.
Odeio Lula porque faz uma glamurização da ignorância, contra o que tenho lutado a vida toda. Também sou “analfa”, fui criado como ele na roça, mas, puxa vida, descobri o encanto por trás da palavra escrita, a magia. Num país carente de conhecimento, ele não pode ter esse procedimento. É um imbecil, um idiota, um ignorante. Quando ia ao cinema, ia com o cachorrinho no colo. Para quê?”
Sabe-se agora que quem tinha razão era a Regina Duarte [quando foi à TV em 2002 dizer que tinha “medo” de Lula]. A Paloma falou besteira, né? [Paloma Duarte, neta de Lima, criticou na TV o “medo” da colega] Discordei dela por brigar com a colega por causa desses merdas aí. Falei: “O que é isso, Paloma? Pára com isso. Como é que você vai à TV falar da outra? Eles vão ganhar, vão ser isso e aquilo, e você vai ficar mal com ela, que é atriz como você”. Paloma é boa atriz, mas é muito arrebatada. Coitada, ela acreditava mesmo.”
 

Nenhum comentário: