quarta-feira, 11 de junho de 2014

Roubos frequentes apavoram moradores e comerciantes do Sudoeste

A média de mais de um assalto por mês deixa moradores e comerciantes da região inseguros. Na madrugada de ontem, três bandidos armados praticaram um arrastão nos restaurantes da Quadra 100. Havia crianças entre as vítimas



Publicação: 11/06/2014 06:00  Correio Braziliense
A Quadra 100 é conhecida no Sudoeste pela presença de restaurantes com funcionamento 24 horas: alvos frequentes e vulneráveis (Ed Alves/CB/D.A Press)
A Quadra 100 é conhecida no Sudoeste pela presença de restaurantes com funcionamento 24 horas: alvos frequentes e vulneráveis

Nos cinco primeiros meses do ano, sete roubos a comércios foram registrados no Sudoeste. O caso mais recente, que não faz parte do índice, aconteceu na madrugada de ontem, na Quadra 100. Por volta da 0h40, três homens invadiram três restaurantes e roubaram o que conseguiram de pelo menos 20 pessoas, além do caixa de um dos estabelecimentos. A ação durou cerca de 10 minutos, tempo suficiente para que clientes e funcionários ficassem em pânico. Imagens do circuito de segurança de um dos locais mostram o momento em que as vítimas, algumas crianças, são ameaçadas.


Apesar do horário, várias famílias ainda jantavam quando os assaltantes chegaram. Os três criminosos estavam armados — com duas armas de brinquedo e uma real — e gritavam muito. “Foi uma situação bem tensa. Morei no Rio de Janeiro por quatro anos. Subi morros e nunca passei pelo que aconteceu ontem. Eles (os assaltantes) cercaram o local e roubaram três lojas”, contou uma jornalista, que estava acompanhada de amigos. A mesa dela foi a primeira a ser abordada pelos bandidos (leia Depoimento). Uma criança que estava com os pais brincava com um tablet, também levado pelos acusados.

As imagens de segurança detalham grande parte do ataque. O trio chega bastante nervoso, de casaco com capuz. Com as armas nas mãos, aborda todos os clientes dos restaurantes. Uma das câmeras mostra nitidamente um dos suspeitos com o grupo da jornalista. Nesse momento, as vítimas são obrigadas a ficar com as mãos em cima da mesa. Enquanto isso, o segundo bandido faz a limpa no restaurante ao lado. Um homem com uma criança de colo aparece nas imagens deixando o comércio rapidamente, enquanto os bandidos assaltam outros clientes. O terceiro assaltante aparece andando entre as mesas, como se estivesse apressando os comparsas. À 0h48, deixam o local.

Rastreador

De acordo com a Polícia Militar, as equipes do 5º Batalhão da PM (Lago Sul) receberam a informação de que o veículo com os assaltantes estava perto da QL 22 daquele bairro, por volta das 2h45. A localização foi possível pelo GPS de um dos celulares roubados. 


 Ao notarem a presença da polícia, eles tentaram fugir, mas os militares abordaram o trio na QI 26. Com eles, foram apreendidos 15 aparelhos celulares, bolsas, relógios, tablets, aproximadamente R$ 300 em dinheiro, duas réplicas de arma de fogo e uma porção de cocaína. 

De acordo com algumas vítimas, os policiais disseram que o trio teria passado na casa de um dos bandidos para deixar a arma de verdade. A informação não foi confirmada pelos PMs ao Correio.


Nenhum comentário: