quinta-feira, 27 de novembro de 2014

A Executiva Nacional do PT e a ausência da consciência ecológica


O grande desafio, aquele que não assumido, invalida todos os outros, é o ecológico, palavra que não ocorre nenhuma vez no texto da Executiva Nacional do PT.


No dia 3 de novembro do corrente ano a Executiva Nacional do PT estabeleceu algumas diretrizes tendo em vista o 5º Congresso do Partido dos Trabalhadores.

Retomou com razão o ideário que vem desde os anos  1980:”para transformar o Brasil precisa-se combinar ação institucional, mobilização social e revolução cultural”. Acrescentou agora, num contexto mudado, “a reforma política e a democratização da mídia”. Lançou uma consigna clara:”O PT precisa estar à altura dos desafios deste novo período histórico”.

É a partir desta consigna que pretendo trazer alguma contribuição, a meu ver, imprescindível para estar à altura dos desafios deste novo período histórico. Estimo que o “novo período histórico” não se restringe apenas ao Brasil. Significaria um estreitamento da análise como se o Brasil pudesse ser pensado nele mesmo, desvinculado do resto mundo no qual está irrefragavelmente inserido.

 Considero acertadas as diretrizes, todas elas fundamentais, especialmente o que se esconde atrás “da revolução cultural” que é a projeção de outro tipo de Brasil, de outros valores e sonhos, a partir das bases populares e englobando generalidade de nosso povo em sua riqueza singular e em toda a produção de sentido, de arte e de beleza.

 Mas o grande desafio, aquele que não assumido, invalida todos os acima referidos, é o desafio ecológico, palavra que não ocorre nenhuma vez no texto da Executiva Nacional. Isso é preocupante, pois, nas palavras de Frijhof Capra, tal omissão representa grave analfabetismo ecológico.

A preocupação ecológica, ou o destino da Terra, da natureza e de nossa civilização estão em jogo. Esta preocupação está deixando cada vez mais o campo dos especialistas e entrando na consciência coletiva da humanidade e no Brasil, nos movimentos populares como a CONTAG, a CUT, o MST e outros, além de muitos cientistas e dos movimentos especificamente ecológicos.

Por isso causa espécie que esta consciência não seja compartida pelos membros da Executiva e, diria, em grande parte pelo próprio PT.

Para citar um argumento de autoridade que vem da Carta da Terra que sob a coordenação de Michail Gorbachev (tive a honra de participar do grupo de 23 pessoas) fez entre 1992-2000 uma vasta consulta em grande parte da humanidade de como deveríamos nos comportar para salvar a vida e a espécie humana na Terra. É um dos mais belos e profundos documentos nos inícios do século XXI, imediatamene assumido pela UNESCO e por grandes instituições.

A primeira frase da Carta começa assim:”Estamos diante de um momento crítico na história da da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro….A escolha é esta: ou formar uma aliança global para cuidar da Terra e uns dos outros ou arriscar a nossa destruição e a destruição da diversidade da vida”(Preêmbulo). Não são ideias apocalípticas, mas advertências fundadas nos dados mais seguros  da ciência, seja dos cientistas que nos acompanhavam seja das grandes comunidades científicas dos países centrais.

Não estamos indo ao encontro do aquecimento global. Estamos  já dentro dele e de forma cada vez mais  acelerada. Já em 2002 a Academia Nacional Norte-americana de Ciências fazia esta comunicação:”O novo paradigma de um aquecimento abrupto está bem estabelecido pela ciência mas esse dado é pouco conhecido e escassamente tomado em conta pela vasta comunidade dos cientistas da natureza, pelos cientistas sociais e ainda pelos que tomam decisões políticas(policymakers: National Academy Press, 2001, p.1))”. O clima pode subir de  4-6 graus Celsius. “Estamos jogando uma roleta russa com o revolver apontando para a geração de nossos filhos e netos” (Andrew C. Revkin, em New York Times, 28 de março 2009). Com  esta temperatura dificilmente a vida que conhecemos subsistirá e a humanidade estará sob grande ameaça em sua sobrevivência.

Outros dados poderiam ainda ser citados. Basta uma severa advertência de um nosso cientista Antônio A. Nobre que acaba de publicar um livro sobre O futuro climático da Amazônia (2014) no qual diz:"A agricultura consciente, se soubesse o que a comunidade científica sabe, estaria na rua, com cartazes, exigindo do governo a proteção das florestas e plantando árvores em suas propriedades."

O PT como partido majoritário que reelegeu para a Presidência Dilma Rousseff não pode se omitir diante deste grave desafio. O Brasil por sua situação ecológica é um dos fatores principais no equilíbrio climático da Terra. Se não cuidarmos, a Terra pode continuar sua trejetória mas sem nós.


(*) Leonardo Boff escreveu A grande transformação na economia, na política e na ecologia, Vozes 2014.


15 Comentários

augusto campos PERMALINK
 
21/11/2014 23:03
 
É natural o esquecimento, pois não há uma preocupação com a ecologia, entre os vários índices que esse governo escondeu e proibiu a divulgação antes da eleição está o aumento do desmatamento na Amazônia, o aumento da miséria, uma lamentável posição do PT, esconder dados e não ter o dedevido respeito com a natureza e com o povo brasileiro.


joseseverianoneto PERMALINK
 
22/11/2014 2:22
 
Caro Leonardo Boff
 
Só gostaria de deixar aqui um registro para o Sr., estás esquecendo de um fator, de muita importância que nem de leve citas, que é o dos conflitos armados, deste século e do século passado. Digo isso porque estes conflitos além de serem fatores preponderantes, sim preponderantes, na equação do problema ecológico, não só pelo “sequestro” de recursos que poderiam ser utilizados em projetos importantes na resolução dos problemas ligados à ecologia como também traz o caos e a destruição, não só para seres humanos como para todos seres vivos e meio ambiente deste planeta. Compromete a herança de todos países de alguma maneira afetados por estes conflitos, seja a herança genética dos mesmos assim como a herança ambiental.
 
Em algum momento neste blog citei o uso de armas “sujas”, que utilizam urânio empobrecido, que basta o Sr. consultar a wikypedia e o Sr. verificará que este urânio produz uma radiação residual e cumulativa, nociva a qualquer ser vivo e ao meio ambiente.
 
Quando falo em “sequestro” de recursos, basta verificar que certo pais só no ano de 2013 destinou um recurso de 973 bilhões de dólares, para guerras ??? O Sr. já pensou no que tal recurso daria para fazer em prol da ecologia ?
 
Acho interessante, se fala muito, quando se fala em ecologia, em desmatamentos, exploração industrial predatória e por ai vai, mas sempre se omite o fator conflitos, guerras mesmo. Me causa espécie, no mínimo, é como se tivéssemos um sistema de equações linear em que o número de variáveis não é igual ao número de equações, portanto insolúvel.
 
Abraços
 
Jose Severiano


SILVIO ORTI PERMALINK
22/11/2014 4:37
Esta é mais uma proposta que não se atingira a realidade, assim como aconteceram em todos os demais projetos do PT. Vamos esperar – mesmo porque não há outra solução – para verificar a implantação destas diretrizes e verificar se os pensadores de esquerda saberão compreender quão utópicas são suas propostas.


Alexandre Bertoldo (de Moçambique) PERMALINK
22/11/2014 5:10
Bom dia, Leonardo Boff. O que pensa sobre a escolha de Katia Abreu para comandar a pasta da Agricultura? Seria isso um reflexo dessa “ausência” ecológica no discurso do PT ou apenas mais uma manobra política para agradar a base governista?


Séfora Oliveira PERMALINK
22/11/2014 6:25
Republicou isso em paisagemculturae comentado:
A natureza pede socorro! Nós estamos destruindo o planeta e com ele toda a vida !


manuelmoruzzi PERMALINK
22/11/2014 7:29
Querido Leonardo, estou com o um dilema… como assim katia abreu como ministro da agricultura?? me parece um retrocesso sem tamanho!


adenir PERMALINK
22/11/2014 7:36
PT NÃO É PARTIDO MAJORITÁRIO NEM NUNCA SERÁ. Aliás se o PT se tornasse um MTU (MOVIMENTO DO TRABALHADOR UNIDO) seria melhor definido e identificado. PT-MDB é
união da RAÇA-TRAPAÇA com problemas de caráter e caracteres. Mas, o Brasil é MACUNAÍMA onde a DEMAGOGIA faz o teatro das massas, das raças e trapaças. Só que o Brasil não vai pra frente e fica neste circo de cabo de guarda-chuva e quem fica com a água é o Uruguai, Paraguai, Bolívia, Argentina. Povos com mais autenticidade e garra.


Denise Pires PERMALINK
22/11/2014 7:39
Querido professor,
Foram 12 anos de absoluta negligência e omissão com as questões ambientais. Danos irreparáveis foram causados e, não houve oposição . Apenas omissão criminosa. O PT é um modelo de Democracia Representativa da falta de cuidado e zelo com a sustentabilidade de nossa existência e de outras formas de vida. Falta bioinformação e bioformação.
“Mas o grande desafio, aquele que não assumido, invalida todos os acima referidos, é o desafio ecológico, palavra que não ocorre nenhuma vez no texto da Executiva Nacional. Isso é preocupante, pois, nas palavras de Frijhof Capra, tal omissão representa grave analfabetismo ecológico.”
O analfabetismo não é só ecológico . É etico, político e cultural. O PT vai ficar por mais 4 anos. Parece-me tarde para alertas… tarde demais…


Reinaldo Domingues da Costa PERMALINK
22/11/2014 8:22
Republicou isso em Donalrei.


Graça Ribeiro PERMALINK
22/11/2014 8:50
Convidando uma representante do Agronegócio para o Ministério da Agricultura, mostra bem como o novo governo vê a Reforma Agrária. Só falta nomear Jáder Barbalho para o Ministério do Meio Ambiente…


Adriano Berao Costa PERMALINK
22/11/2014 9:42
ESTÉTICA E TORPOR
A chegada do PT ao Governo Federal em 2002 revelou um partido personalista,
pragmático, populista, aparelhador e fisiológico.
E 12 ANOS SE PASSARAM…
Causas sociais foram esquecidas e serviram de escada para ambições pessoais.
Militantes premiados com espaços no governo esqueceram-se de revolucioná-lo
e cargos continuam servindo para a manutenção de currais eleitorais.
E 12 ANOS SE PASSARAM…
As políticas públicas continuam sendo decididas em gabinetes e jogadas à
população como migalhas se comparadas ao volume do orçamento nacional e aos
financiamentos de bancos públicos para empresas escolhidas por troca
de favores. O elitismo dos financiamentos dá centavos para pequenos
empreendedores e bilhões para projetos escolhidos por critérios de
conveniência política.
E 12 ANOS SE PASSARAM…
A ideia de participação popular nas decisões de governo foi abandonada
e hoje é lenda urbana e rural, letra morta no repertório teórico do Partido.
A política econômica resume-se a desonerações de automóveis, celulares,
tablets e bugigangas que endividam a população, estimulam o consumismo
e aumentam os índices de degradação do meio-ambiente.
E 12 ANOS SE PASSARAM…
A gestão caquética da saúde beira a crueldade e a ausência de políticas
urbanas mantém nossas cidades pocilgas sem saneamento e com um gigantesco
déficit habitacional.
E 12 ANOS SE PASSARAM…
Falar da qualidade do ensino, da segurança pública e das obras de
infra-estrutura, é repetir argumentos de ineficiência e falta de qualidade.
E 12 ANOS SE PASSARAM…
Juízes do Supremo Tribunal Federal continuam sendo nomeados pelo executivo,
emendas parlamentares perpetuam-se, incentivando o clientelismo e os políticos
carreiristas e o instituto da reeleição completa nossa arcaica cena política. E 12 ANOS SE PASSARAM…
Em 12 anos a reforma política não aconteceu, a reforma administrativa
não aconteceu, a reforma agrária não aconteceu, a reforma urbana não
aconteceu, a reforma do judiciário não aconteceu, a reforma tributária
não aconteceu e a reforma previdenciária não aconteceu.
E 12 ANOS SE PASSARAM…
O toma-lá-dá-cá fizeram do PT um Frankstein esquizofrênico e insaciável.
O país está maquiado e sonolento.


Manoel Mendonça PERMALINK
22/11/2014 9:51
Esperar consciência ecológica na executiva do PT? A consciência do PT só funciona quando é paga, ou que pelo menos possam desviar recursos públicos. Não passam de assaltantes no poder e que só se importam com o momento atual. Vão destruir o Brasil e qualquer outro lugar por onde passem.


Dantton PERMALINK
22/11/2014 11:27
É hora da vontade popular se direcionar a o que realmente importa. A questão verdadeiramente premente da atualidade: a crise ecológica que vivemos. Não só pela lógica antropocêntrica de garantirmos a nossa sobrevivência, mas te todos os biomas e todas as criaturas, nossas irmãs, que dividem conosco esse maravilhoso ponto no universo.
Obrigado pelo texto, Leonardo.


Paulo Costa PERMALINK
22/11/2014 13:13
A prioridade do PT é o poder, doa a quem doer. Para comprar apoio político da bancada ruralista,nomeia até motosserra para cuidar das florestas…


Pedro Pereira Leite PERMALINK
22/11/2014 14:27
Republicou isso em Lusotopias.

Nenhum comentário: