sexta-feira, 23 de maio de 2014

Galvão Engenharia vence leilão de trecho entre GO e TO da BR-153



Empresa ofereceu tarifa de pedágio 45,99% menor que o teto.
Três grupos participaram da disputa.

 Do G1, em São Paulo
Representantes da Galvão Engenharia comemoram o resultado do leilão (Foto: Darlan Alvarenga/G1)Representantes da Galvão Engenharia comemoram o resultado do leilão
 
A Galvão Engenaheria arrematou nesta sexta-feira (23) a concessão do trecho da BR-153, entre Anápolis, em Goiás, e Aliança do Tocantins, no Tocantins. O grupo venceu o leilão com uma proposta de preço de pedágio 45,99% menor que o teto fixado pelo governo.

O deságio ficou acima do desconto menos dos últimos leilões. O menor até então foi o BR-050 (deságio de 42,38%).

Este é o primeiro leilão de rodovia federal realizado no ano e o sexto do Programa de Investimento em Logística (PIL), anunciado pela presidente Dilma Rousseff em agosto de 2012 para destravar gargalos de infraestrutura no país.


Três grupos participaram da disputa realizada nesta sexta na sede da Bovespa, em São Paulo. A Galvão ofereceu uma proposta de tarifa básica de R$ 0,04979, o que representou um deságio (desconto) de 45,99% em relação ao teto de R$ 9,22 para cada 100 quilômetros.

O trecho que será entregue à iniciativa privada tem 624,8 quilômetros e atravessa 23 cidades. A rota faz parte da Belém-Brasília, principal ligação entre o Sul e Norte do país.

De acordo com a ANTT, a previsão é que o concessionário invista na rodovia cerca de R$ 4,31 bilhões durante o prazo de concessão, que será de 30 anos.

Estão previstas 9 praças de pedágio. Pelas regras do edital, entretanto, os pedágios só poderão ser cobrados após a concessionária concluir pelo menos 10% das duplicações.  Além disso, a concessionária terá prazo de 5 anos para duplicar todo o trecho.

O projeto original da BR-153 previa a concessão de um trecho maior, entre Anápolis (GO) e Palmas (TO). Para permitir a redução no valor do pedágio e atender ao interesse dos investidores, o governo decidiu reduzi-lo. O pedaço da rodovia que foi retirado do programa deverá ser duplicado pelo próprio Ministério dos Transportes.

5 leilões realizados

 
Entre setembro e dezembro do ano passado, o governo promoveu o leilão de 5 trechos de rodovias dentro do Programa de Investimento em Logística (PIL): BR-050 entre Goiás e Minas Gerais; BR-163, em Mato Grosso; um lote com trechos das BRs-060/153/262, entre Brasília e Betim (MG); BR-163 no Mato Grosso do Sul; e o da BR-040, entre Brasília e Minas Gerais.

Quando do seu lançamento, o Programa de Investimento em Logística previa R$ 133 bilhões em investimentos na duplicação de 9 trechos de rodovias além da construção de novas ferrovias no país. A parte ferroviária até hoje não saiu do papel.

Com a BR-153, 6 dos 9 trechos de rodovias previstos no PIL já foram leiloados. Os 3 que restaram não devem ir a leilão por falta de interesse dos investidores. São eles os trechos da BR-101 (BA), BR-262 (ES-MG) e BR-116 (MG).


Veja as propostas
 
Galvão Engenharia - R$ 0,04979 (deságio de 45,99%)

Consorcio Norte-Sul, formado por Ecorodovias, Queiroz Galvão e Coimex - R$ 0,07238 (deságio de 21,49%)

TPI (Triunfo Participações E Investimentos) - R$ 0,09128 (deságio de 0,99%)


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