sexta-feira, 23 de maio de 2014

Nível do Cantareira continua em queda mesmo com 'volume morto'


Reservas eram de 25,7% nesta sexta.
Balanço foi divulgado pela Sabesp.

Do G1 São Paulo
 
Uma semana após a Sabesp começar a utilizar o volume morto, a falta de chuvas faz com que o nível das represas do sistema continue caindo. Nesta sexta-feira (23), um balanço divulgado pela Sabesp mostrou que o nível do sistema caiu para 25,7%. Na semana passada, quando o governo começou a usar o volume morto, o nível do sistema pulou de 8,2% para 26,7%

A quantidade de chuvas na região influencia esse número. O mês de maio já caminha para o seu final, e a quantidade de chuva acumulada nas represas do sistema é de 24,2 mm, bem abaixo dos 83,2 mm previstos para o mês, segundo medições da Sabesp.


A captação de água do chamado volume morto foi inaugurada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) em Joanópolis (SP) no dia 15. Segundo o governo, serão bombeados 182 milhões de metros cúbicos de água. O total da reserva técnica é de 400 milhões de metros cúbicos.

O governo oferece bônus de 30% para quem economizar 20% de água e já prometeu que haverá multa para quem gastar mais do que de costume, estratégia criticada por advogados da área de defesa do consumidor.

Em alguns bairros, o governo mudou o fornecimento de água para que as residências sejam abastecidas por represas que não sofrem com a falta de água.

A Sabesp afirma não haver racionamento, mas são vários os moradores de bairros da capital, em especial da Zona Norte, que relatam que ficam sem água durante a noite e em alguns momentos do dia.


Nenhum comentário: