César Borges (Transportes) disse que pelo menos um leilão deve sair em 2014
Publicado: 23 de maio de 2014 às 12:57 -Diário do Poder
O Ministro dos Transportes, César Borges,
disse nesta sexta-feira, 23, que a intenção do governo é lançar o edital
da primeira ferrovia dentre as nove previstas no Programa de
Investimento em Logística (PIL), até agosto. O trecho será entre Lucas
do Rio Verde e Campinorte.
Segundo Borges, há várias empresas que se mostraram interessadas, inclusive investidores chineses, mas alguns potenciais proponentes pediram mais tempo para estudar. “O importante é que se tenha sucesso e que não dê vazio (um leilão sem apresentação de propostas)”, acrescentou.
Ainda de acordo com Borges, dentro de 20 dias, o governo deverá lançar as Propostas de Manifestação de Interesse (PMIs) para os demais projetos de ferrovias previstos no PIL.
Entre as empresas que vêm estudando projetos no modal, Borges destacou a Galvão Engenharia, que hoje conquistou a concessão da BR-153/GO/TO.
O diretor de Concessões da empresa, Paulo Coutinho, disse que a Galvão está estudando todos os lotes de ferrovias propostos, e lembrou que a companhia está trabalhando nas obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL). Ele considerou o modelo de concessão de ferrovias proposto tem risco muito focado nos investimentos, uma vez que “não tem risco de demanda” (tendo em vista que a Valec deve adquirir a totalidade da capacidade). AE
Nenhum comentário:
Postar um comentário