sexta-feira, 23 de maio de 2014

Grupo usava academia para planejar crimes no litoral: 'Equipe dos bolados'





Quarto suspeito de assalto a empresário teve foto e nome revelados.


Jovem comerciante que passava pelo local morreu durante troca de tiros.

Do G1 Santos
Suspeito de assalto a empresário ostentava 'vida de luxo' em rede social (Foto: Reprodução/Facebook)Suspeito de assalto a empresário ostentava 'vida de luxo' em rede social
 
A Polícia Civil continua o trabalho de investigação para identificar todos os suspeitos pela tentativa de assalto que culminou com troca de tiros entre criminosos e policiais à paisana que faziam a escolta de um empresário de Praia Grande, no litoral de São Paulo, e causou a morte do comerciante Vinícius Rodrigues Paiva, de 30 anos, nesta segunda-feira (19). Entre os avanços, os policiais conseguiram desvendar o método operacional da quadrilha, que planejava os crimes em uma academia da cidade, no bairro Boqueirão.




O delegado Aloízio Pires de Araújo, responsável pelo caso, afirma que todas as ações do grupo eram arquitetadas dessa forma. “Durante as investigações, nós constatamos que eles frequentavam juntos uma academia de Praia Grande. Inclusive, eles são chamados de ‘equipe dos bolados’ na região”, revela.

Segundo o delegado, o trabalho segue para que os dois integrantes da quadrilha que ainda não foram identificados, dentre os seis que participaram da ação, tenham seus nomes conhecidos. “Temos investigações em andamento para identificar mais um elemento, que foi visto nas câmeras de monitoramento com uma camisa verde limão. Na sequência, nós pretendemos identificar o baleado”, explica.

Sobre o suspeito que recebeu dois tiros durante a ação e ainda não foi localizado, Aloízio garante que a polícia já tem pistas sobre seu paradeiro. “Pelas imagens, o baleado foi resgatado aqui e levado pelo grupo do bairro Cidade Ocian provavelmente para a Zona Leste de São Paulo. A última notícia que temos é de que ele foi socorrido na capital paulista. Fizemos um levantamento para descobrir o local exato”, destaca.

Luís Carlos Pereira Junior seria o motorista de um furgão utilizado para socorrer o criminoso ferido (Foto: Divulgação/Polícia Civil) 
 
Luís Carlos Pereira Junior seria o motorista do furgão 
 
Suspeitos identificados
 
Ao todo, a polícia já conseguiu reconhecer quatro suspeitos pela ação. O último a ter sua identidade revelada foi Luís Carlos Pereira Junior, que já teve a prisão temporária decretada pela Justiça. De acordo com as imagens, ele seria o motorista de um furgão utilizado pelos assaltantes para socorrer o criminoso ferido.

Luciano Marques da Silva, conhecido como ‘Jagunço’, é da Zona Leste de São Paulo (Foto: Divulgação/Polícia Civil) 
 
Luciano Marques da Silva, o ‘Jagunço’, é da Zona Leste de São Paulo 
 
Outro suspeito identificado é Luciano Marques da Silva, conhecido como ‘Jagunço’. Segundo o delegado, sua participação no grupo já está esclarecida. “Foi verificado que o Luciano é da Zona Leste de São Paulo e vem eventualmente para Praia Grande. Ele é ligado a uma facção criminosa, frequentava esporadicamente, uma vez por semana, a academia onde os demais se encontravam e combinavam a prática dos crimes”, diz Aloízio.


Suspeito de assalto a empresário ostentava 'vida de luxo' em rede social (Foto: Reprodução/Facebook) 
 
Fabiano Mateo Lázaro ostentava 'vida de luxo'
em rede social]
 
 
O terceiro integrante identificado é Fabiano Mateo Lázaro. As investigações apontam que ele tinha dois carros, entre eles um modelo esporte de luxo, além de duas motos. Esses e outros bens materiais podiam ser conferidos em sua página em uma rede social. 


O suspeito apresentava com orgulho o veículo de luxo que foi apreendido pela polícia durante uma operação na tarde desta quarta-feira (21), bem como as motos, as quais ele chama de ‘princesas’ em uma das fotos postadas na web. A polícia ressalta que os carros e as motos não estavam no nome de Fabiano, está tudo registrado em nome de uma empresa.


De acordo com as investigações, com base nas câmeras de monitoramento do prédio onde o suspeito reside, ele não é visto no edifício desde o dia do crime. Casado e com um filho, Fabiano já tem várias passagens por roubo e ficou pelo menos cinco anos preso.


O outro suspeito identificado é Maurício Fernando Iglesias Zacca, de 34 anos, o único que foi preso até o momento. A polícia chegou até ele por meio das imagens de câmeras de monitoramento que gravaram a ação dos criminosos. Os quatro já tiveram suas prisões temporárias decretadas.
 
Maurício Fernando Iglesias Zacca é o único preso até agora

De acordo com a Polícia Militar (PM), quatro homens armados com fuzis e revólveres esperavam a vítima - um empresário, dono de uma distribuidora de gás - na saída do Viaduto 6, na Via Expressa Sul, no bairro Ocian. Ele estava a caminho do banco, com uma grande quantia em dinheiro no carro. Com o empresário, no veículo, estava um policial militar de folga, que reagiu quando os criminosos iniciaram a ação. Outros dois PMs à paisana faziam a escolta em outro carro.


Vinícius Rodrigues Paiva, de 30 anos, foi morto durante o tiroteio (Foto: Reprodução/TV Tribuna) 
 
Vinícius Rodrigues Paiva, de 30 anos, foi morto  durante o tiroteio 
 
 
Vinícius Rodrigues Paiva, de 30 anos, passava de moto por acaso no local do crime e foi baleado. Vinícius foi alvejado por um tiro que atravessou a viseira do capacete que ele usava e o atingiu abaixo do olho. De acordo com a polícia, foi um tiro de fuzil e o jovem morreu na hora. 

Ele era estudante de um curso para auxiliar de mecânico e ia se formar no fim deste mês. “Levantamos os antecedentes, ele realmente fazia um curso de mecânica aqui em Praia Grande, foi uma fatalidade, ele estava no lugar errado, na hora errada", disse o delegado. Vinicius foi sepultado nesta terça-feira (20).

Câmeras de monitoramento da prefeitura gravaram toda a ação e podem ajudar a polícia a elucidar o caso. Segundo a Polícia Militar, há indícios de que os suspeitos tinham informações privilegiadas com relação ao cotidiano do empresário.


Homem morre durante troca de tiros em Praia Grande, no litoral de SP (Foto: Reprodução / TV Tribuna)Homem morre durante troca de tiros em Praia Grande, no litoral de SP (Foto: Reprodução/TV Tribuna)
Os carros usados pelo empresário e pela escolta, além da moto da vítima que morreu no local (Foto: Cristiane Amaral/G1) 
 
Os carros usados pelo empresário e pela escolta, além da moto da vítima fatal 
 
 

Nenhum comentário: