segunda-feira, 26 de maio de 2014

Imagens de satélite mostram sistema Cantareira antes e depois do período de seca





Na foto mais recente, áreas onde antes havia água já não aparecem mais



Do R7

Fotos de satélite disponíveis no Google Earth mostram como a estiagem atingiu as represas do Sistema Cantareira, principal reservatório de água que abastece a Grande São Paulo. A imagem mais recente é de 28 de abril deste ano e deixa evidente as margens secas na represa Jaguari-Jacareí. Naquela data, o volume de armazenamento era de 11%.

Em 6 de junho do ano passado, o Cantareira estava com 58,9% da capacidade de armazenamento (hoje está em 25,6%, incluindo o volume morto). Naquela data, a imagem de satélite mostra outro cenário. Comparando, é possível perceber que áreas onde antes havia água estão completamente secas.


A falta de chuva no verão causou efeitos no Cantareira que vão durar neste ano. No último dia 15, começou a funcionar um sistema que vai retirar água do volume morto das represas Jaguari-Jacareí. Essa foi a única solução imediata para evitar que a Grande São Paulo sofresse racionamento.


Para diminuir a retirada dessas represas, a Sabesp está remanejando consumidores antes abastecidos pelo Cantareira para os sistemas Guarapiranga e Alto Tietê. O governo aposta que o volume dos reservatórios volte a subir a partir de setembro, quando as chuvas ficam mais frequentes.
 
 
 

Represa Jaguari-Jacareí em 6 de junho de 2013 

Registro do mesmo local em 28 de abril de 2014 deixa evidente a seca

Nenhum comentário: