segunda-feira, 26 de maio de 2014

Hotel e ônibus da Seleção são cercados por manifestantes---Seleção é recepcionada por protesto na Granja Comary

26 de maio de 2014 •


Local onde jogadores se apresentaram no primeiro dia oficial da preparação para o Mundial foi cercado, principalmente, por professores da rede estadual e municipal do Rio, que estão em greve. "Educador vale mais do que o Neymar", gritaram


Manifestantes protestaram por mais educação

Logo no primeiro dia oficial de preparação da Seleção Brasileira para o jogo de estreia da Copa do Mundo de 2014, contra a Croácia, no próximo dia 12 de junho, os jogadores já tiveram a primeira sensação do que serão as manifestações pelo País. O arredores do hotel onde os atletas se apresentaram antes de seguir para Teresópolis, local da concentração da equipe na região serrana do Rio de Janeiro, foi palco de manifestação com cerca de 150 pessoas, que protestaram contra o Mundial da Fifa. O momento mais tenso aconteceu no momento da saída do ônibus da delegação nacional, que foi completamente cercado.


Formado basicamente por professores do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe) e simpatizantes do movimento grevista também da rede municipal de ensino, eles entoaram ainda cantos contra os próprios jogaodores da Seleção Brasileira. "Pode acreditar, o educador vale mais do que o Neymar", era um dos gritos cantados em uníssono.


Rapidamente, vendo a aproximação dos manifestantes pela Avenida 20 de Janeiro, próximo ao Aeroporto Internacional do Galeão, a Tropa de Choque da Polícia Militar já montou um cordão de isolamento para permitir a entrada e saída de veículos. No momento em que cantavam "não vai ter Copa", tradicional grito das manifestações de rua, os batedores da Polícia Militar começaram a deixar o hotel, no primeiro momento de sonoras vaias.

Logo depois, o ônibus com os atletas foi cercado pelos manifestantes, que colavam faixas pedindo o famoso bordão "da Copa eu abro mão, eu quero mais dinheiro para a saúde e educação". O coletivo teve bastante dificuldade para deixar o local, uma vez que se formou uma verdadeira multidão em sua frente, formada ainda por um batalhão de jornalistas. Com muito custo, o veículo conseguiu deixar o local de forma segura.

publicidade 
Por enquanto, além dos pedidos de renúncia do prefeito Eduardo Paes e do agora governador Luiz Fernando Pezão, não foram registrados atos de violência. Os jogadores seguem daqui para Teresópolis (alguns como Jefferson, Fred e Dante, os primeiros a se apresentar, já estão na região serrana) onde ficarão concentrados para a Copa do Mundo.





No Facebook, existem alguns movimentos que querem viajar até Teresópolis para protestar, in loco, contra a Copa. A Polícia Militar, no entanto, já deixou claro que montará um perímetro em torno da Granja Comary, onde apenas profissionais de mídia credenciados terão acesso.

Seleção é recepcionada por protesto na Granja Comary



Militantes do PSTU protestaram com uma faixa em um condominio à frente da Granja Comary
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra

Assim como ocorreu na apresentação no Rio de Janeiro, a Seleção Brasileira foi recepcionada com protesto na Granja Comary. Cerca de 50 manifestantes se reuniram na primeira barreira do local de concentração em Teresópolis e recepcionaram os jogadores com gritos contra a Copa do Mundo.

O protesto foi pacífico e não ofereceu problemas ao forte policiamento no local. A maior reclamação é com os altos gastos com a Copa em detrimento de investimentos na educação. As referências à Seleção Brasileira vieram nos gritos de que um professor vale mais do que o Neymar.

Os protestos foram uma constante na preparação brasileira para a Copa das Confederações e ajudaram na escolha da Granja Comary como casa da Seleção para a Copa do Mundo. O local é isolado dos grandes centros e contará com reforço policial durante a estadia da Seleção.

Família Scolari: Felipão recebe jogadores na Granja Comary
 
Família Scolari: Felipão recebe jogadores na Granja Comary participarão da ação homens do Exército, da Polícia Federal, da Abin e da PM antes das três barreiras montadas para controlar o acesso ao condomínio. Já dentro da Granja Comary, a segurança é feita por funcionários da CBF.F

Felipão reconhece gramado da Granja Comary antes de treinos

Nenhum comentário: