domingo, 8 de junho de 2014

Cidades do Sul e Sudeste batem recorde de baixas temperaturas





Municípios em SC, PR e RS registraram temperaturas negativas.


Em São Paulo, termômetros marcaram 9,8 ºC nesta terça.

Do G1, em São Paulo
Forte geada caiu nesta terça-feira (3) em São Joaquim (Foto: Dionata Costa/São Joaquim Online)Forte geada caiu em São Joaquim


A madrugada desta terça-feira (3) foi a mais fria em algumas cidades das regiões Sul e Sudeste do país.

Em Santa Catarina, houve registro de temperaturas abaixo de 0°C. Estações meteorológicas da Epagri/Ciram localizadas na Serra registraram -5,6°C em Urupema e -5°C em Bom Jardim da Serra, às 6h40. 


Em outro ponto do município de Urupema fez 1°C por volta das 6h20, mas a sensação de frio era de -9°C. 

Em São Joaquim fez -3,6°C. De acordo com o meteorologista Leandro Puchalski, foi o amanhecer mais frio do ano no estado. Em Chapecó, Joinville e Florianópolis, o dia também começou gelado, com 5,2°C, 5,8°C e 5,9°C, respectivamente.
 

Amanhecer gelado deixou Porto Alegre com 10°C nesta terça-feira (3) (Foto: João Laud/RBS TV)Amanhecer gelado deixou Porto Alegre com 10°C


O Rio Grande do Sul também registrou a temperatura mais fria do ano em Vacaria, nos Campos de Cima da Serra, onde foi registrado -2,6°C, segundo o Inmet. No amanhecer os termômetros marcaram -0,2°C em Vacaria e a sensação térmica foi de -4°C.

O dia começou com temperaturas abaixo dos 10° na maioria das cidades gaúchas. Em Porto Alegre foi registrado 7,8°C na madrugada. Cruz Alta, na Região Noroeste, iniciou o dia com 8°C e a sensação térmica foi de 6°C. Caxias do Sul, na Serra, amanheceu com 3°C, de acordo com o Inmet.

Aeroporto Internacional Afonso Pena amanheceu com a grama coberta de geada  (Foto: Luiz Fernando Martins / RPCTV)Aeroporto Internacional Afonso Pena amanheceu com a grama coberta de geada 
 
 
Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, esta também foi a madrugada mais fria do ano em Curitiba. A menor temperatura do estado do Paraná foi registrada  em São Mateus do Sul, onde os termômetros marcaram -0,7°C. Na Lapa, também na região metropolitana, o dia também amanheceu gelado e com mínima de -0,5°C.

Os moradores de Fazenda Rio Grande, na Grande Curitiba, também enfrentaram temperaturas negativas no início da manhã. Às 6h30 os termômetros marcavam -0,4ºC. Na capital, a mínima registrada durante a madrugada foi de 3,4ºC.
 

Pedestre enfrenta frio na manhã desta terça-feira (3), na Avenida Ibirapuera, na zona sul da cidade de São Paulo (Foto: Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo)Pedestre enfrenta frio na Zona Sul de São Paulo


Os municípios com registro de geada durante a madrugada foram São Mateus do Sul e Curitiba. O Aeroporto Internacional Afonso Pena, localizado em São José dos Pinhais, também amanheceu com geada. Em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná, fez 1ºC.

Em São Paulo, a capital também registrou a temperatura mais baixa do ano, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O Mirante do Santana, principal estação meteorológica do instituto, marcou 9,8 ºC por volta das 6h. Segundo informações do Inmet, a temperatura mais baixa havia sido registrada no dia 27 de maio, quando o frio era de 11,5ºC.
 

 

Nenhum comentário: