Presidente venezuelano elogiou anúncio de bloco emergente, que considera passo para novo sistema monetário internacional
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou que vai propor uma aliança entre o recém-criado Banco dos Brics e a instituição financeira que representa a Unasul (União das Nações Sul-Americanas), o Banco do Sul, ferramenta para financiamento de projetos de integração cuja criação foi combinada entre países sul-americanos.
A declaração foi feita nesta terça-feira (15/07), horas antes de Maduro embarcar a caminho do Brasil, onde participará de uma reunião entre a Unasul e os Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Além dos líderes dos dois blocos, também participarão da reunião de hoje em Brasília os chefes de Estado de Cuba, Costa Rica e México, constituindo um inédito primeiro contato formal entre a América Latina e as grandes economias emergentes.
Agência EFE O presidente venezuelano Nicolás Maduro durante o seu programa de rádio nesta terça-feira (15/07)
“Modestamente, nós vamos propor que se faça uma aliança (...) cada um cumprindo o novo papel na nova arquitetura financeira”, disse o chefe de Estado em seu programa semanal de rádio Em Contato com Maduro, quando questionado por Opera Mundi sobre sua participação na cúpula.
O presidente venezuelano disse ainda nutrir “todas” as expectativas em relação ao bloco dos emergentes e elogiou a criação do banco de desenvolvimento do bloco para uma nova ordem econômica internacional, classificando como “históricos” os anúncios feitos.
O presidente venezuelano disse que sua agenda no Brasil será frenética, já que tem previstas várias reuniões bilaterais, como com o presidente russo Vladimir Putin, com o sul-africano Jacob Zuma e com o recém-reeleito Juan Manuel Santos, para discutir mecanismos de combate ao contrabando de produtos venezuelanos à Colômbia.
Outra das atividades previstas é a primeira reunião do Fórum China-Celac (Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos).
Brics criam banco exclusivo e fundo de US$ 100 bilhões para enfrentar crise
Em evento paralelo, ativistas incluem agenda social ao discutir Brics na "perspectiva dos povos"
Países dos Brics querem reformar FMI e Conselho de Segurança da ONU
Sobre política interna, Maduro disse que seu governo está revisando a
estratégia financeira do país para garantir investimentos e combater os
efeitos do que considera ser uma “inflação induzida”.
De acordo com ele, a “ofensiva econômica” será permanente, com ministros relacionados à área econômica se dedicando exclusivamente nas quartas, quintas e sextas-feiras a inspeções e correção de problemas na produção, abastecimento e “preços justos”.
De acordo com ele, a “ofensiva econômica” será permanente, com ministros relacionados à área econômica se dedicando exclusivamente nas quartas, quintas e sextas-feiras a inspeções e correção de problemas na produção, abastecimento e “preços justos”.
Maduro também anunciou que fará uma “revolução fiscal”, uma “revisão
completa do sistema de governo” e iniciará uma auditoria do uso de cada
dólar vendido pelo Estado – que controla o comércio cambial há mais de
uma década – no primeiro semestre de 2014. Segundo o presidente
venezuelano, mais de três mil empresas não poderão aceder ao sistema de
administração de divisas por estarem sendo investigadas por suposto “mau
uso” de dólares designados pelo Estado.
Assista às declarações de Maduro:
Comentarios
- Ted Goiano · Top Commenter · Advogado e Secretário Geral at Sindicato dos Securitários/ES
- Edson Bezerra Bezerra · Follow · Works at Federal University of Alagoas · 108 followers...entrou em cena a Direita e como sempre, sempre de má fé e, o que é pior, burra como sempre....
- Luiz Claudio Troccoli · Top Commenter
- Edson Bezerra Bezerra · Follow · Works at Federal University of Alagoas · 108 followers...entrou em cena a Direita e como sempre, sempre de má fé e, o que é pior, burra como sempre....
- Luiz Claudio Troccoli · Top CommenterEdson Bezerra Bezerra Escuta aqui sujeitinho vermelho ignorante, a direita é a PQP, você não conhece a minha história moleque, quando você nasceu eu já lutava contra a ditadura militar, se você defende regimes hipócritas, mal formados, mal intencionados, ditaduras de esquerda, mude-se para cuba e vá cortar cana como sues cumpanheros fizeram, ou então vá bajular um ditadorsinho mediocre da Coréia do Norte, burro e imbecil é quem acredita nessa gente. Não confunda os direitos do povo brasileiro com os direitos dos ditadores de esquerda.
- Edson Bezerra Bezerra · Follow · Works at Federal University of Alagoas · 108 followersmeu querido, tire qualquer estereotipo de mim. A sua história em não sei, mas a minha, se queiseres acessa Edson Bezerra no Google e vais me ver lá. Agora, é uma pena já teres militado na esquerda e teres esquecido da dialética. Odeio ditaduras, todas, de direita e de esquerda, mas existem coisas e coisas. Assim, me enoja a Coreia do Norte e quanto a Cuba, mil criticas. Agora, quanto maniqueísmo o teu, e, quanta ingenuidade a tua. Com certeza, vais votar no Aécio Neves, ou então, nulo. Que coisa!!! Já procurastes na Grande Mídia por estes dias o Aldo Rebelo? O cara sumiu? Foi por que a Copa deu certo e injetou 30 bilhões direto na economia??!! e cadê o roubo da Copa??? Meu grande, direita é direita em qualquer parte. Dá para sentir o cheiro por aqui. :Se assuma. E finalizando: o que alguém alguém de Direita procura em um site de esquerda?
- Micky Oliver · Top Commenter
- Edson Bezerra Bezerra · Follow · Works at Federal University of Alagoas · 108 followers..jumento, a argentina é uma democracia. Deixe de ser burro...
- Gilberto Mac-Knight · Top Commenter · ItatibaEdson Bezerra Bezerra Contra a ignorância não adianta argumentar...
- Pascal Balland · Top CommenterSustentados pelo Governo Brasileiro , politicamente e financeiramente , eles vao ficar
na cola do pt para mamar em outras freguesias . IMAGINE , se o Brasil tivesse a
Presidencia do Banco ... !!!! Vide : construção do porto em Cuba a revelia do
POVO . Aqui , porto nenhum . Tao carente em infra estrutura . A maior VERGONHA
e apoiar estas ditaduras do terror . - Igniz SouzaA ideia de criar um banco dos BRICs e mitigar a influência do BIRD é genial, não tinha cogitado ainda essa hipótese, quanto a isso parabenizo aos países que integram o bloco. Mas ai infelizmente já entra a lambança comunista da qual o PT faz parte, para quê enfiar Venezuela no meio, um governo acostumado a privatizar empresas internacionais e não respeitar contratos? e ja estão querendo colocar a Argentina também, mas por que Deus, por que? A Argentina é caloteira, tem uma nota de crédito de dar vergonha e está quase sob penhora internacional para pagar credores. Você emprestaria seu dinheiro para alguém assim? O governo petista empresta!
- Edson Bezerra Bezerra · Follow · Works at Federal University of Alagoas · 108 followers....ignorância de mais alto nível!!! Parabéns pela estupidez.
- Antonio Carlos Wanderley · Top Commenter
- Gilberto Mac-Knight · Top Commenter · ItatibaÔôô, Gerson, quanta maldade!!! Afinal nenhum desses NUNCA deu calote em ninguém... Tudo cumpanhêros da maior credibilidade!
- Edson Bezerra Bezerra · Follow · Works at Federal University of Alagoas · 108 followers,,,quanta burrice. Os eleitores do Aécio são quase sempre assim: maldosos e burros.
- Gerson Salvador PapaVoçe deve ser hum dos robozinhos aptos a responder rsrsrsrs
Primeiro não sou eleitor do Aécio, mas tb não sou da presi danta.
Segundo os países mencionados são infelizmente escravos do populismo caudilho que é a verdadeira praga da América Latina.
Terceiro infelizmente nosso governo nos últimos 12 anos não soube escolher os parceiros, e isso é uma REALIDADE
- Edson Bezerra Bezerra · Follow · Works at Federal University of Alagoas · 108 followers..é melhor ser comunista do que ser fascista, com certeza.111
- Jorge Osório Cortese Magalhães · Top Commenter · Faculdade de Direito da UFPA
Nenhum comentário:
Postar um comentário