quarta-feira, 16 de julho de 2014

Manutenção de gramados do DF é 40% menor em época de seca



Economia resulta da diminuição vegetativa das áreas verdes verificada neste período
Os gastos com os gramados do Distrito Federal se reduzem nos períodos de seca em decorrência da demanda menor por serviços de manutenção e contratação de prestadores de serviço. Essa redução chega a 40% dos gastos da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) entre março a setembro. A despesa anual para esse setor chega a R$ 70 milhões.


"No período seco ocorre um recesso vegetativo das gramíneas em geral, ou seja, não há crescimento, e as plantas até secam", explicou o diretor do Departamento de Parques e Jardins da Novacap, Romulo Ervilha. Ele destacou também que, no período chuvoso, são feitos seis cortes de grama, e no seco, apenas dois. Devido ao crescimento das áreas verdes no Distrito Federal, o reforço de funcionários é feito na estação chuvosa.


Já nos canteiros da cidade são plantadas flores e plantas que melhor se adaptam ao período de baixos índices de umidade relativa do ar e tempo mais frio. Mesmo assim, os locais são irrigados diariamente. "Algumas plantas se adaptam melhor à baixa umidade, principalmente pela menor incidência de fungos que causam algumas doenças", detalhou Ervilha.


Fonte: Agência Brasília Jornal de Brasilia

Nenhum comentário: