Em vez de pegar um só ônibus, passageiros precisam de dois coletivos para cumprir percurso
ludmila.rocha@jornaldebrasilia.com.br
A desativação de 34 linhas de ônibus desagradou moradores de Santa Maria e Gama. A medida foi tomada devido à implementação do Expresso DF, sistema de coletivos que vai até o Plano Piloto em corredor exclusivo.
Em contrapartida, entraram outras cinco linhas entre Santa Maria e a Rodoviária, e mais sete saindo do Gama com o mesmo destino. Os usuários, porém, reclamam que têm de embarcar em circulares até as estações de integração para, de lá, acessar os ônibus que operam no corredor exclusivo.
Apesar de o DFTrans garantir que as linhas são suficientes para atender a demanda, muitos passageiros afirmam que a mudança aumentou, em até uma hora, o tempo de viagem. A falta de sinalização, banheiros e lixeiras nas estações também incomoda.
A estudante Camila de Sousa Ferreira, de 23 anos, é uma das usuárias que será impactada pela mudança. “Tinha um ônibus que ia direto para a Esplanada.
Como essa linha foi desativada, terei que ir para a Rodoviária e de lá pegar outro coletivo. Ainda não sei se a conexão entre a Rodoviária e a Esplanada será tarifada, mas ficou mais demorado. Os ônibus também estão rodando muito cheios”, lamenta.
DEMORA
O operador de caixa Gerson Gabriel da Silva, de 27 anos, utilizava a linha 0.290, que ligava o Sítio do Gama-Marinha à W3 Sul-Norte. Para ele, a mudança foi prejudicial, pois o fez perder em conforto e tempo de viagem.
“Antes eu pegava o ônibus na parada em frente à minha casa. Agora, preciso pegar um micro- ônibus, que leva à estação do Expresso DF. O problema é que ele passa em intervalos de tempo muito prolongados. Estou chegando uma hora mais tarde em casa”, diz.
A dona de casa Vera Lúcia Rodrigues, 28 anos, está na mesma situação. Ela utilizava a linha 0.270, que ligava a Quadra 400 de Santa Maria à Rodoviária do Plano Piloto. “Faço tratamento no Hospital de Base. Antes, pegava o ônibus na parada em frente à minha casa, agora estou tendo que vir a pé até a estação do Expresso DF, um trajeto de quase 20 minutos”, conta.
Desorganização marca período inicial de testes
Apesar de haver funcionários treinados para explicar as alterações e
informar sobre o horário estendido de funcionamento do Expresso DF (das
5h à meia-noite durante o período de testes), ontem a quantidade de
passageiros sem orientação ainda era expressiva.
Na ausência das placas de sinalização com informações claras, foram
colados cartazes em alguns pontos das plataformas que não informavam o
destino de forma objetiva e traziam ainda mais dúvidas. Entre as
informações que causaram dúvidas, estava a descrição “Expresso TR-25”,
que muitos usuários não compreendiam.
Em meio à confusão, os próprios motoristas tiveram que improvisar e
gritar para anunciar os destinos dos ônibus. De acordo com os
funcionários, no entanto, a linha denominada TR-20 ligará o Gama direto
ao Eixão, sem paradas, e a TR-21 ao Eixinho, com algumas paradas. A
mesma coisa vale para Santa Maria, com as linhas TR-25 e TR-26,
respectivamente.
Previsão
O diretor-geral do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans),
Jair Tedeschi, garantiu que a mudança visa colocar um sistema mais
confiável para os usuários. Segundo ele, não há previsão para o começo
da tarifação das passagens.
Expresso Norte
O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER)
informou que publicou o edital de licitação para as obras do Expresso
DF norte em 3 de fevereiro de 2014.
O Tribunal de Contas do DF (TCDF), no entanto, suspendeu o edital e
questionou alguns pontos, que foram analisados e respondidos pela
pasta.
Agora, o DER aguarda a liberação do tribunal para dar
prosseguimento ao processo licitatório e, no máximo 60 dias após a
liberação, iniciar as obras do Expresso DF Norte.
Fonte: Da redação do Jornal de Brasília
Nenhum comentário:
Postar um comentário