quarta-feira, 2 de julho de 2014

Mudanças no Expresso DF desagradam



Em vez de pegar um só ônibus, passageiros precisam de dois coletivos para cumprir percurso

ludmila.rocha@jornaldebrasilia.com.br


A desativação de 34 linhas de ônibus desagradou moradores de Santa Maria e Gama. A medida foi tomada devido à implementação do Expresso DF, sistema de coletivos que vai até  o Plano Piloto em corredor exclusivo.  


Em contrapartida, entraram outras cinco linhas entre Santa Maria e a Rodoviária, e mais sete  saindo do Gama com o mesmo destino. Os usuários, porém, reclamam que têm de embarcar em  circulares até as  estações de integração para, de lá, acessar os ônibus que operam no  corredor  exclusivo. 

Apesar de o DFTrans garantir que as linhas são suficientes para atender a  demanda, muitos passageiros  afirmam que a mudança aumentou, em até uma hora, o tempo de viagem. A falta de sinalização, banheiros e lixeiras nas estações também   incomoda.
A estudante Camila de Sousa Ferreira, de 23 anos, é uma das usuárias que será impactada pela mudança. “Tinha um ônibus  que ia direto para a Esplanada. 


Como essa linha foi desativada, terei que ir para a Rodoviária e de lá pegar outro coletivo. Ainda não sei se a conexão entre a Rodoviária e a Esplanada será tarifada, mas ficou mais demorado. Os ônibus também estão rodando muito cheios”, lamenta. 

DEMORA
O operador de caixa Gerson Gabriel da Silva,  de 27 anos, utilizava a linha 0.290, que ligava o Sítio do Gama-Marinha à W3 Sul-Norte.  Para ele, a mudança foi prejudicial, pois o fez perder em conforto e tempo de viagem. 

 “Antes eu pegava o ônibus na parada em frente à minha casa. Agora, preciso pegar um micro- ônibus, que   leva   à estação do Expresso DF.  O problema é que ele passa em intervalos de tempo muito prolongados. Estou chegando uma hora mais tarde em casa”, diz.

A dona de casa Vera Lúcia Rodrigues, 28 anos, está na mesma situação. Ela utilizava a linha 0.270, que ligava a Quadra 400 de Santa Maria  à Rodoviária do Plano Piloto. “Faço tratamento no Hospital de Base. Antes, pegava o ônibus na parada em frente à minha casa, agora estou tendo que vir a pé até a estação do Expresso DF, um trajeto de quase 20 minutos”, conta. 

Desorganização marca período inicial de testes
 
Apesar de haver funcionários treinados para explicar as alterações e informar sobre o horário estendido de funcionamento do Expresso DF (das 5h à meia-noite durante o período de testes), ontem a quantidade de passageiros sem orientação ainda era expressiva.
 
Na ausência das placas de sinalização com informações claras, foram colados cartazes em alguns pontos das plataformas que não informavam o destino de forma objetiva e  traziam ainda mais dúvidas. Entre as informações que causaram dúvidas, estava a descrição “Expresso TR-25”, que muitos usuários não compreendiam.
 
Em meio à confusão, os próprios motoristas tiveram que improvisar e gritar para anunciar os destinos dos ônibus. De acordo com os funcionários, no entanto, a linha denominada TR-20 ligará o Gama direto ao Eixão, sem paradas, e a TR-21 ao Eixinho, com algumas paradas. A mesma coisa vale para Santa Maria, com as linhas TR-25 e TR-26, respectivamente. 
 
Previsão

O diretor-geral do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), Jair Tedeschi, garantiu que a mudança visa colocar um sistema mais confiável para os usuários. Segundo ele, não há previsão para o começo da tarifação das passagens.
 
Expresso Norte

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER)  informou que publicou o edital de licitação para as obras do Expresso DF norte em 3 de fevereiro de 2014. 
 
O Tribunal de Contas do DF (TCDF), no entanto, suspendeu o edital e questionou alguns pontos, que foram analisados e respondidos pela pasta.
 
Agora, o DER aguarda a liberação do tribunal para dar prosseguimento ao processo licitatório e, no máximo 60 dias após a liberação, iniciar as obras do Expresso DF Norte.
 
Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

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