terça-feira, 29 de abril de 2014

Deputados de oposição acusam Renan de se omitir na CPI da Petrobras

Folha


Deputados da oposição acusaram o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), de omissão e cobraram nesta terça-feira (29) a instalação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito para investigar denúncias de irregularidades na Petrobras.
O Palácio do Planalto trabalha para que seja criada a CPI da Petrobras, exclusiva do Senado, onde tem maioria e mais chance de controlar os rumos do trabalho. 

"Não há nada que possa postergar a instalação da CPMI mista. Estamos vendo a omissão do presidente do Congresso Nacional. Queremos comunicar a ele a responsabilidade que tem da instalação da CPMI mista", afirmou o líder do PPS na Câmara, Rubens Bueno (PR).
Os líderes do PPS, PSDB, DEM e SDD se reuniram na manhã de hoje para traçar uma estratégia para cobra a instalação da CPI conjunta. 

Eles pretendem pedir apoio do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), para cobrar de Renan a CPI mista. Os oposicionistas inclusive já definiram nomes para a comissão conjunta, que terá 13 deputados e 13 senadores, se for criada. 

A base aliada entende que uma vez lidos os nomes da CPI no Senado que e uma CPMI com o mesmo tema não poderá acontecer. 

Os governistas querem indicar os nomes para a CPI do Senado antes do dia 20, quando há nova sessão do Congresso Nacional e a possibilidade de Renan Calheiros ler a nomeação do presidente e do relator de uma eventual comissão mista.

Nenhum comentário: