terça-feira, 29 de abril de 2014

Dilma turbina programas às vésperas da campanha à reeleição




A presidente Dilma Rousseff prepara um pacote de anúncios de aditivos a seus principais programas de governo, entre eles a terceira etapa do Minha Casa, Minha Vida, em junho, às vésperas do início oficial da campanha ao Palácio do Planalto.
Uma reunião na manhã de ontem com representantes do setor de construções serviu para definir as linhas gerais do novo pacote. 

O pedido do empresariado é que, a partir do ano que vem, o programa contemple ao menos 3 milhões de novas unidades habitacionais. O governo, entretanto, ainda não revela valores nem a meta da terceira etapa. 

Uma vez confirmado o pleito, será a maior ampliação no escopo do programa, criado no segundo mandato do ex-presidente Lula. 

Só a segunda etapa do Minha Casa, Minha Vida, atualmente em curso, tem 2,3 milhões de unidades contratadas até o momento. A meta inicial era de 2 milhões. 

No total, desde o início do programa, Dilma e Lula entregaram 1,6 milhão de casas.
Apesar de o anúncio da ampliação acontecer a quatro meses das eleições, o governo só poderá começar a executar o programa a partir de 2015, num eventual segundo mandato de Dilma. 

Ainda estão no rol de marcas de governo que serão vitaminadas ao longo deste ano o Bolsa Família e o Pronatec. 

A nova fase do programa de ensino técnico do governo federal, anunciada na semana passada pela presidente em Cuiabá, também só sairá do papel em 2015, caso a petista seja reeleita. 

O governo avalia se, neste primeiro momento, deverá apenas estipular novas metas –o governo contabiliza 6,8 milhões de matrículas desde o anúncio do programa, em 2011. 

HERANÇAS
 
A ideia, entretanto, é que a ampliação do Pronatec seja um dos principais compromissos de campanha de Dilma, que, com um novo pacote de anúncios, pretende vitaminar não só ele, mas também o Bolsa Família e o Brasil sem Miséria.
Dentre as propostas analisadas está a de um bônus, ainda sem valor fixado, para os beneficiários do Bolsa Família que se matricularem no Pronatec. 

Também está em gestação no núcleo da reeleição contemplar aos formandos de ensino técnico do programa com uma bolsa, por um prazo de até seis meses, até que eles assinem seu primeiro contrato de trabalho. 

A preocupação do governo em vitaminar suas principais marcas segue avaliação informal de que, às vésperas do anúncio oficial de sua candidatura, Dilma precisa "personalizar" sua gestão. 

Tanto o Minha Casa, Minha Vida, quanto o Bolsa Família são projetos herdados da gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Além do Pronatec, a presidente também venderá o Mais Médicos como trunfo durante a campanha.

Nenhum comentário: