terça-feira, 15 de abril de 2014

Emergência do HUB é fechada por falta de médicos


14/04/2014 às 20:44:35

O pronto-socorro permanecerá fechado por prazo indeterminado
 
Estela Monteiro
estela.monteiro@jornaldebrasilia.com.br


O serviço de emergência do Hospital Universitário de Brasília (HUB) foi fechado nesta segunda-feira (14). De acordo com a direção da unidade de saúde, o motivo da suspensão do atendimento no pronto-socorro seria a falta de médicos. Além disto, o equipamento de raio X da unidade está funcionando com apenas 30% da capacidade. O pronto-socorro permanecerá fechado por prazo indeterminado.
Serão mantidos os atendimentos dos pacientes graves, de acordo com a classificação de risco. Estima-se que cerca de 120 pessoas sejam atendidas diariamente na emergência do HUB, sendo que apenas 15% dos casos são considerados graves. Os outros pacientes serão orientados a procurar outras unidades de saúde.
O Hospital informou ainda que o reparo do equipamento de raio X depende da compra de uma peça que não está disponível no mercado local, mas que a aquisição desta já foi providenciada. A unidade afirma que inaugurará, em breve, novas salas para realização de exames de radiologia. Quanto ao déficit de médicos, a instituição esclareceu que será realizado concurso para preenchimento das vaga disponíveis. O prova será realizada no dia 18 de maio e está com a inscrições abertas até o próximo dia 22.

Greve suspende realização de exames agendados

Por conta de uma greve dos servidores técnico-administrativos da Universidade de Brasília, o HUB suspendeu também, nesta segunda-feira (14), os exames agendados no Laboratório de Análises Químicas. Serão realizados somente os atendimentos de emergência. Os pacientes internados também continuam contando com o serviço. O reagendamento poderá ser feito após o término da greve.

Saiba mais

Os pacientes que se encaixarem nas classificações de risco mais graves – vermelho, laranja e amarelo – serão encaminhados ao atendimento de emergência no Hospital. 

Vermelho: emergência (exige atendimento imediato)
Laranja: muito urgente (exige atendimento o mais prontamente possível)
Amarelo: urgente (paciente precisa de avaliação)
Verde: pouco urgente (paciente pode ser assistido no ambulatório)



Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

Nenhum comentário: