terça-feira, 15 de abril de 2014

Violência doméstica: cresce número de denúncias no DF



Nos últimos oito anos, aumento foi de quase cinco mil por cento
As denúncias de violência doméstica estão aumentando no Distrito Federal. 


Levantamento feito pelo Núcleo de Gênero Pró-Mulher do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) mostra que nos últimos oito anos as denúncias saltaram de 113 para 5.651, um aumento de quase cinco mil por cento. Segundo o MP, a Lei Maria da Penha, em vigor desde 2006, é uma das responsáveis pela conscientização da sociedade sobre os efeitos negativos desse crime. 

Ameaça, injúria e lesão corporal estão entre as principais incidências penais. Segundo o coordenador do Núcleo de Gênero Pró-Mulher, promotor de Justiça Thiago Pierobom, esse aumento de denúncias não representa, necessariamente, um aumento da violência doméstica no DF, mas uma disposição maior das mulheres em denunciar, procurar ajuda. Entretanto, ele ressalta que as vítimas não costumam procurar as autoridades na primeira agressão.

Investimentos

Com o aumento do número de denúncias, cresceram também os pedidos de medidas protetivas de urgência. Em 2006, foram 34; em 2007, o número pulou para 870. No ano seguinte, já eram 5.104. Em 2013, esse instrumento para proteger a integridade física da mulher chegou a 12.945. 

Outro fator que pode ter influenciado esse aumento foi o investimento feito pelo MP nas promotorias de Justiça especializadas no enfrentamento à violência doméstica. Atualmente, são 40, fazendo do DF a Unidade da Federação com o maior número de promotorias especializadas por habitante.

Saiba mais

Os pedidos de medidas protetivas e prisão feitos diretamente pelo Ministério Público do Distrito Federal  também aumentaram nos últimos três anos. 
A primeira passou de 158 para 368; a segunda, de 39 para 137. Nesses casos, a investigação é feita pelo MP para subsidiar os casos em que a vítima procura diretamente o órgão.


Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

Nenhum comentário: