17/07/2014 17h34
- Atualizado em
17/07/2014 18h06
Ucrânia diz que armamento militar derrubou avião da Malaysia Airlines.
Carros são complexos; nem o Brasil tem a capacidade necessária para isso.
Forças
Armadas da Ucrânia movimentam lançador antiaéreo de mísseis Buk na
região de Slovyansk, no leste do país, no dia 4 de junho
Nenhum país na América Latina, por exemplo, nem o Brasil, possui artilharia antiaérea com capacidade de abater, a partir do solo, alvos na altura em que estava o avião da Malaysia Airlines. Uma forte hipótese para o desastre na Ucrânia é que a aeronave tenha sido abatida nesta quinta-feira (17).
Um morteiro lançado no ombro (como as "bazucas"), como os que traficantes usaram para derrubar um helicóptero da Polícia Civil em um morro do Rio de Janeiro em 2009, não tem este poder.
O ministério do Interior da Ucrânia afirmou que mísseis Buk terra-ar acertaram a aeronave. O governo ucraniano também acusou a Rússia de derrubar aviões militares em outras duas ocasiões.
Os mísseis terra-ar lançados do Buk atingem alta velocidade de até 1.200 metros por segundo, segundo a fabricante.
“É um sistema extremamente complexo que inclui vários carros e soldados treinados.
Há radares para saber a posição exata do alvo, sistema de guiamento (que acompanha o alvo e o caminho do míssil) dentro de um veículo equipado. Não é uma arma que se encontra em qualquer lugar. Não é como colocar um míssil no ombro e atirar”, diz o general João Chalella Júnior, comandante da Brigada de Artilharia Antiaérea do Exército Brasileiro.
Quem lançou?
Segundo o especialista em geopolítica e mestre em Relações Internacionais Gunther Rudzid, mísseis como o Igla, que o Exército brasileiro possui, atingem alvos só a até 3 km de altura e não teriam o poder de derrubar um avião a 10 km.
Carro lançador de mísseis (Foto: Almaz-Antey)
“Se o avião estava na altitude de 10
km, não é algo simples de se abater. Não é só apertar o gatilho ou o
botão e vai. São sistemas de guiamento, radares, carros de combate que
são operados por países e Exércitos”, afirma Ruzid.“Se for verdade que o avião foi abatido, tem que se descobrir de onde veio este míssil. Se partiu do território em poder do governo de Kiev (Ucrânia), se partiu da área dominada por separatistas ou se partiu do outro lado da fronteira, da Rússia, e quem disparou. Fala-se que armamento pesado chegou nas mãos de separatistas na Ucrânia. São blindados, radares, mísseis. As pessoas veriam um deslocamento destes carros. Não é algo que se pode esconder e atirar e quem opera tem que conhecer os sistemas, normalmente são soldados treinados para isso”, pondera ele.
Assim como outros sistemas de artilharia de média altura, o Buk é formado por um conjunto de carros blindados. Cada um deles leva uma série de monitores, radares, programas, sensores e lançadores de disparo de mísseis.
Para que modelos básicos do Buk acionem um míssil em combate, as tropas trabalham normalmente com equipes que variam de um a três carros: um blindado sobre rodas, com o sistema de lançamento dos mísseis, um carro de comando e radar de alvo e um veículo com transponders e sensores.
“Não posso dizer que teria sido lançado de um lado ou de outro, porque não é uma arma fácil de se comprar e lançar. São vários carros e sistemas que exigem pessoas treinadas para que se consiga atingir um alvo. Nem o Brasil tem esta capacidade”, explica o general João Chalella Júnior.
Atualmente, o Brasil possui apenas canhões e mísseis para baixa altura, com alcance de até 3 km e está negociando a compra, da Rússia, de um sistema de média altura por R$ 2,5 bilhões. Já mísseis de alta altura podem atingir alvos a até 200 km.
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