17/07/2014 07h00
- Atualizado em
17/07/2014 07h45
Alegar que não teve tempo para concluir tarefa é uma delas.
Profissional deve resolver problemas e não se apoiar em desculpas.
Profissional deve prestar atenção no que fala no trabalho
Segundo Sylvia Ann Hewlett, autora do livro "Executive Presence: the missing link between merit and success" (Presença executiva: o elo perdido entre mérito e sucesso, em tradução livre), três ações mostram se o profissional tem potencial para liderar: como ele age, como ele se parece e como ele fala.
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"Cada encontro verbal é uma oportunidade vital para criar e nutrir uma impressão positiva", diz Sylvia.Algumas frases acabam com o profissionalismo.
Veja 11 coisas que não devem ser ditas:
1) "Será que isso faz sentido?"
Em vez de ter certeza de que está sendo entendido, perguntar isso passa a impressão de que você mesmo não entendeu a ideia. Troque a pergunta por: "Quais são suas ideias?"
2) "Isso não é justo"
Simplesmente reclamar de uma injustiça não vai ajudar a mudar a situação. Evitar essa frase mostra que você é proativo e que, em vez de reclamar, procura resolver o problema, sem se lamentar.
3) "Eu não tive tempo"
Caso não tenha tido tempo para finalizar uma tarefa ou tenha esquecido, é melhor pedir um prazo maior para cumpri-la. A opção é melhor do que dar uma resposta que não vai resolver o problema.
4) "Apenas" ou "só"
Usar as palavras "apenas" ou "só" para encher frases, como "eu apenas quero verificar" e "eu só acho que", pode parecer inofensivo, mas faz com que você pareça estar sempre na defensiva. Falar com mais autoridade não é um problema.
5) "Mandei e-mail há uma semana"
Se alguém não responder uma mensagem, é seu dever ir atrás e garantir que a informação tenha sido repassada e compreendida. Vale mostrar proatividade e se comunicar em vez de esperar que a outra pessoa assuma a culpa.
6) "Eu odeio ou acho chato"
Insultos não têm lugar no ambiente de trabalho, especialmente quando são dirigidos a uma pessoa específica ou a uma prática da empresa. Quem faz isso fica tachado de juvenil e imaturo.
7) "Isso não é minha responsabilidade"
Mesmo se não for uma tarefa específica sua, ajudar e colaborar com outros colegas mostra disposição para trabalhar em equipe e encarar outros desafios.
8) "Você deveria ter..."
Apontar novos caminhos ajudam mais do que apontar as falhas ou problemas. Em vez de falar o que o colega poderia ter feito, procure ter uma abordagem positiva e dar dicas sobre como fazer melhor no futuro.
9) "Posso estar errado, mas..."
Ninguém deve reduzir a importância do que fala. Para se posicionar, é preciso evitar esse tipo de frase e apresentar as suas ideias, esperando contribuir.
10) "Desculpe, mas..."
Não vale se desculpar por ter algo a dizer. Essa expressão indica que o profissional é "automaticamente" irritante.
11) "Na verdade..."
Começar frase como "na verdade, é bem ali" ou "na verdade, você pode fazer desta forma" coloca uma distância entre as pessoas, insinuando que o ouvinte está, de alguma forma, errado. A frase pode ser reformulada para passar uma mensagem mais positiva.
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