terça-feira, 8 de abril de 2014

Tempo está se esgotando para reduzir aquecimento global, diz estudo da ONU






As potências internacionais estão correndo contra o tempo para reduzir o uso de combustíveis fósseis altamente poluentes e ficar abaixo dos limites acertados para evitar o aquecimento global, aponta um estudo preliminar da ONU a ser aprovado nesta semana.


Autoridades governamentais e cientistas especialistas no estudo do clima irão reunir-se em Berlim entre os dias 7 a 12 deste mês para revisar o estudo de 29 páginas que também estima que a mudança para o uso de energia de baixo carbono poderia custar algo entre dois e seis por cento da produção mundial em 2050.
Ampliar



 

Quadrinho aborda questões ambientais de forma divertida



O quadrinho "Oi! O Tucano Ecologista", criado pelo desenhista e escritor Fernando Rebouças, tem a proposta de abordar temas ecológicos brasileiros e globais, através de uma linguagem divertida e de fácil compreensão.

O personagem principal, um tucano amarelo extinto e endêmico da Mata Atlântica, vive rodeado de amigos e enfrenta as dificuldades da urbanização, que aumenta cidades e diminui as áreas verdes.

A série de gibis já teve três números lançados entre 2011 e 2012 Leia mais


  Fernando Rebouças/oiarte.com

O documento afirma que as nações terão de impor drásticas restrições às emissões de gases do efeito estufa para manter a promessa acertada entre quase 200 países em 2010 para limitar o aquecimento global a menos de 2 graus Celsius acima da era pré-industrial.

As temperaturas já aumentaram cerca de 0,8 grau desde 1990 e devem atingir o teto dos 2 graus Celsius nas próximas décadas, caso as tendências atuais sejam mantidas, diz o relatório.




Veja as consequências do aquecimento global

 

Relatório do IPCC diz que planeta já esquentou cerca de 0,8°C desde o começo do século 20.

As temperaturas têm aumentado mais lentamente nos últimos 15 anos apesar do aumento nas emissões de gases do efeito estufa, mas há uma retomada da tendência de aquecimento que provavelmente vai causar ainda mais ondas de calor, secas, enchentes e elevação do nível do mar.

A previsão é de aumento de quase 5ºC até 2100 Leia mais Celso Pupo/Estadão Conteúdo

Tais aumentos na temperatura podem elevar os riscos para a produção de alimentos e obtenção de água, e podem provocar danos irreversíveis, como o derretimento de gelo na Groenlândia, diz o estudo da ONU.


O documento preliminar, visto pela Reuters, destaca maneiras de cortar emissões e estimular o uso de energia de baixo carbono.

Nenhum comentário: