terça-feira, 8 de abril de 2014

Wikileaks. EUA checaram com Dilma se o Brasil ia mesmo pagar tanto pela refinaria

Diario do Poder

Publicado: 8 de abril de 2014 às 8:27

refinaria pasadena
Refinaria de Pasadena: superfaturamento


O governo dos Estados Unidos buscou garantias da parte de Dilma Rousseff, em 2006, quando ela ainda era presidente do Conselho da Petrobras, antes de dar o sinal verde para que a empresa brasileira comprasse a refinaria em Pasadena – que, avaliada em US$ 42,5 milhões, acabou custando mais de US$ 1,3 bilhão ao País.

Telegramas confidenciais da diplomacia americana obtidos pelo grupo Wikileaks revelam reuniões e missões enviadas ao Brasil pela Casa Branca diante da possibilidade de que a estatal brasileira comprasse a refinaria americana. A revelação é de reportagem de Jamil Chade para o jornal O Estado de S. Paulo.

Outro consultado foi o ex-diretor internacional da Petrobras Nestor Cerveró, operador do negócio. Um dos telegramas de 12 de junho de 2006 é explícito em relação ao assunto já em seu título: “A Aquisição da Petrobras da Pasadena Refining Systems”.

O documento foi enviado pela embaixada americana em Brasília ao Departamento de Estado norte-americano e relata os encontros de ministros e delegações de Washington com autoridades nacionais, entre elas Dilma Rousseff.

Uma das preocupações dos Estados Unidos se referia à atuação da Petrobras concorrendo contra interesses americanos na América Latina e tirando proveito justamente do fato de que governos da região começavam em 2006 a nacionalizar investimentos americanos.

O temor era de que esses governos, uma vez recuperado os ativos de empresas americanas, repassariam os investimentos para a Petrobras.


Comentarios:


  • Adriano Castro ·

    A VAGABUNDA que ora ocupa a presidência é cúmplice da ladroagem, ou seja dizendo com todas as letras, DILMA É LADRA, além de cínica e incompetente é claro.

  • Newton Fróes Jr ·

    A GERENTONA DE PLANTÃO, não só sabia de toda negociação; como deu aval ao Governo Americano da compra aviltada.

  • Irineu De Liberali ·

    A desculpa de "eu não sabia" vem caindo como uma chuva na cara deslavada da mentirosa Dima, aluna do sapo!

  • Luiz Fagundes da Silva 
    ·
    É UMA PENA OS ESTADOS UNIDOS AINDA DEIXAREM ESSA TERRORISTA ENTRAR LÁ!

  • Francisco Jose Da Luz Neto 
    · 

    É só puxar um fio que vem o novelo inteiro.


Nenhum comentário: