quinta-feira, 5 de junho de 2014

Copa do Mundo 2014, desorganizada pela PETRALHADA, vendeu e corre o risco de não entregar


Copa da Petralhada preocupa Fifa - há o risco real de torcedores que compraram ingressos para assistir os jogos (sentados, que é o padrão Fifa) serem forçados a ficar em pé (padrão Brasil) já que grande parte dos assentos não foi instalada

 

Marketing e ingressos preocupam a Fifa no Itaquerão

 

Embora o gerente-geral de integração de estádios do Comitê Organizador Local (COL14) da Copa do Mundo, Tiago Paes, tenha aprovado o Itaquerão no segundo evento-teste, realizado domingo passado, com o jogo Corinthians 1 x 1 Botafogo, a situação é tensa para a Fifa, especialmente nos departamentos de marketing e de ingressos. 
Profissionais dos dois setores correm contra o tempo num clima de tensão.
 Nesta quarta-feira, em São Paulo, pela primeira vez num grande evento de publicidade conjunta com um patrocinador da Fifa, com a entrega dos carros e ônibus da Hyundai para as seleções, o diretor de marketing da Fifa (e também responsável por ingressos), Thierry Weil, não pôde participar porque estava envolvido com as inúmeras pendências do Itaquerão para o jogo de abertura da Copa na capital paulista.


 
No marketing, o lema da Fifa e um mantra repetido pelo francês Weil é: "sempre entregamos mais do que prometemos aos patrocinadores para podermos negociar em condições ainda melhores os futuros eventos". 
 [esse mantra não pode ser repetido na Copa Fifa 2014, que estão tentando realizar no Brasil, já que os atrasos obrigam a troca do 'mais do que prometemos' por 'menos do que prometemos']  


O trabalho frenético, desta vez, é para evitar a todo custo qualquer erro que possa manchar a imagem dos patrocinadores e deixar má impressão nos torcedores. 
A situação é de risco aumentado pelo atraso provocado pelas obras que ainda acontecem no Itaquerão. - A situação está muito difícil no estádio - disse ao GLOBO, nesta quarta, uma alta fonte da organização. 


- Fala-se de Natal, onde há atraso nas instalações de cadeiras, mas isso pode ser resolvido. Há questões na Arena São Paulo (Itaquerão) que podem não ser resolvidas a tempo do primeiro jogo.


 

O envelopamento do estádio, com a identidade visual desta Copa, as logomarcas dos anunciantes e as estruturas temporárias, é o item que mais preocupa o marketing, já que o jogo de abertura está entre os quatro mais vistos da competição, juntamente com a final e as semifinais.
 


Com relação aos bilhetes, a preocupação não é apenas pelo fato, admitido por Tiago Paes, de ainda não se saber, a uma semana do início do megaevento, quantos lugares estarão disponíveis no Itaquerão, mas também pelo temor de que o inventário de assentos possa ficar bem abaixo dos poucos mais de 68.000  lugares (60 mil líquidos, sem contar a tribuna de imprensa e os VIPS).  


Há o risco real de não serem poucos os torcedores que compraram ingressos não encontrarem seus assentos instalados.



 
Nesta quarta, durante a visita de jornalistas ao estádio, havia operários trabalhando no setor Norte (de arquibancada temporária), que não foi testado em nenhum dos dois eventos que aconteceram e que só deve ser vistoriado e liberado pelo Corpo de Bombeiros de São Paulo na sexta-feira, dia 6. 



Outros trabalhadores também consertavam acabamentos e goteiras do setor Sul (também temporário), que começaram a vazar quando foram enchidas as caixas d'água.


 

Os problemas e a corrida contra o tempo fazem do Itaquerão o menos testado e o mais inacabado estádio de abertura de uma Copa do Mundo desde o modelo de negócio profissional em que a Fifa se transformou a partir de 1974, quando João Havelange assumiu o poder na entidade e, anos depois, colocou Joseph Blatter (seu sucessor desde 1998) como secretário-geral.
 

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