segunda-feira, 16 de junho de 2014

Estados Unidos: Brasileira ganha prêmio de química inédito


Livia Eberlin estuda a aplicação de tecnologia no diagnóstico do câncer.

A pesquisadora se tornou especialista na operação de um equipamento que identifica marcadores químicos (moléculas) de tumores no cérebro. Quando manuseado, o instrumento cria imagens dos limites de tumores cerebrais para melhor guiar o bisturi dos médicos durante cirurgias...

A brasileira Livia Eberlin foi premiada como autora da melhor tese em química dos Estados Unidos.
 
Ela se tornou pioneira no uso dessa técnica realizada no hospital da Harvard Medical School. Livia é graduada pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
 
Essa foi a primeira vez que um brasileiro recebeu o chamado Nobel Laureate Signature Award 2014. O prêmio é bastante cobiçado na área e traz a assinatura de todos os ganhadores do Nobel de química.
 
Livia iniciou sua pesquisa ainda durante a graduação no Instituto de Química da Unicamp. Depois, foi aceita como doutoranda na Universidade de Purdue, no Estado de Indiana, região Norte dos EUA.
 
Livia passou a operar o equipamento no hospital da Harvard Medical School (Escola de Medicina de Harvard). Ela recebeu o Nobel Laureate Signature Award 2014, durante o Congresso da Sociedade Americana de Química, realizado em março.
 
O reconhecimento veio devido ao fato de a doutoranda brasileira ter sido a primeira pesquisadora a desenvolver e a utilizar a técnica em uma sala de cirurgia nos EUA. Toda a pesquisa está descrita em sua tese de doutorado. “No futuro, eu vejo essa técnica sendo utilizada em todos os hospitais, em todas as cirurgias de cânceres”, disse a brasileira.


Fonte: Acheiusa.com - 16/06/2014 - - 07:52:23  BLOG do SOMBRA

Nenhum comentário: