segunda-feira, 14 de julho de 2014

ALEMANHA Berlim prepara grande festa para os campeões (Vejam o look do caminhão!)


Grupo desfilará pelas ruas da capital em caminhão aberto

14/07/2014 17:24
Agência Estado
REUTERS/Fabian Bimmer


Os heróis da "National Mannschaft" (seleção alemã, em alemão), tetracampeões da Copa do Mundo no Rio de Janeiro, no último domingo, vão se transformar nesta terça-feira nos maiores divulgadores da marca de outra cidade: Berlim. A chegada da seleção de Joachim Löw, às 9 horas (local, 4 horas de Brasília), é aguardada com expectativa por torcedores, mas também por políticos e empresários, dispostos a colar suas imagens no sucesso do time capitaneado por Philipp Lahm. Nesta segunda, os últimos preparativos indicavam um megaevento para centenas de milhares de alemães nas ruas da capital.

A festa tem horário marcado para começar: 7 horas, antes mesmo que o Boeing 747-8 com a seleção chegue ao Aeroporto de Tegel, na periferia da capital. O grupo de 23 jogadores e cerca de 60 membros da comissão técnica e da federação alemã será recepcionado já no terminal pelos torcedores mais ansiosos, que poderão ocupar um terraço isolado para a festa.
Reprodução


A seguir, o grupo partirá em um ônibus fechado até a entrada da capital, onde passará para um caminhão aberto. Nas laterais, estarão indicados os anos 1954, 1974, 1990 e 2014, referentes aos torneios vencidos pela equipe nacional em Mundiais.

O veículo vai então se dirigir à histórica Pariser Platz, em frente ao Portão de Brandemburgo, onde a festa popular terá sequência. Antes de se apresentarem ao público e aos mais de 1,2 mil jornalistas credenciados, porém, os jogadores serão recebidos pelo prefeito de Berlim, Klaus Wowereit, e por autoridades nacionais. Só então eles serão levados ao palco gigante montado no centro da capital, agora ornado com uma frase singela: "Obrigado, rapazes. Campeões 2014".

O local é o mesmo onde no último domingo pelo menos 250 mil pessoas acompanharam, às vezes sob chuva, a vitória frente à Argentina por 1 a 0. Desta vez, mais de 300 mil pessoas são esperadas. Elas poderão confraternizar com os jogadores por volta de uma hora - os organizadores esperam que a festa se encerre ao meio dia, até porque o dia será de trabalho na Alemanha, que não terá feriado.

A organização do evento espera também que a festa desta terça seja tão movimentada quanto a de domingo, mas ainda mais pacífica. Em Berlim, a comemoração invadiu a madrugada e foi marcada pela presença maciça de adolescentes e jovens adultos nas ruas. Como era de se esperar, houve porre nas calçadas e alguns pequenos incidente, como brigas, garrafas quebradas e estouros de rojões, mas sem prejuízos maiores, segundo a polícia. Já em Bremen, no norte do país, um jovem de 19 anos morreu esfaqueado quando assistia ao jogo em um cinema, na nota negativa da noite.

Nenhum comentário: