segunda-feira, 14 de julho de 2014

Legado da Copa não beneficia o transporte público, aponta especialista

Segundo especialistas, só o transporte público não se beneficiou da passagem do Mundial pelo DF. Mas o potencial como polo de visitação nos próximos anos e a cooperação das forças contra a violência foram pontos positivos
 

Publicação: 13/07/2014 08:04 

Os torcedores não tiveram problemas para chegar à arena, mas poucas mudanças ocorreram para o dia a dia (Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press - 19/6/14)
Os torcedores não tiveram problemas para chegar à arena, mas poucas mudanças ocorreram para o dia a dia

O clima de “Não vai ter Copa” não chegou a assustar os moradores de Brasília. Mas havia muito receio e ansiedade sobre o término de obras, o funcionamento de transporte e segurança, as possíveis filas quilométricas na frente do estádio, entre outras questões. Principalmente, a pergunta que os brasilienses faziam era que tipo de legado o Mundial deixaria para a capital. Um mês depois do início do torneio, a hora é de avaliação do que deu certo e do que deu errado.



A pedido do Correio, especialistas em turismo, transporte, segurança e urbanismo fizeram uma análise inicial da herança deixada pelo campeonato. A mais evidente, sem dúvida, tem a ver com o potencial turístico da capital brasileira. A Secretaria de Turismo apresentou números preliminares que mostram a visita de mais de 500 mil pessoas, entre as quais 100 mil estrangeiras, superando as previsões de cerca de 200 mil turistas.

O entusiasmo não se aplica quando o assunto é transporte público e mobilidade urbana. Pelo menos é assim que interpreta o especialista em transportes da Universidade de Brasília Flávio Dias. 




O esquema especial para que os torcedores chegassem ao Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha — com ônibus, metrô e bicicletas — funcionou bem. Mas, para Flávio Dias, a Copa não trouxe um legado positivo ou mudanças significativas para o trânsito no dia a dia da cidade. 

O veículo leve sobre trilhos (VLT) poderia ser considerado uma herança do Mundial para Brasília, principalmente para a melhoria do tráfego na W3. Mas a proposta não evoluiu. “O projeto nem existe. O que tem é um rascunho. Outra solução desse tipo de problema seria melhorar a qualidade dos ônibus”, afirma.

Autor: Jose Oliveira
A responsabilidade pelo transporte coletivo municipal é das prefeituras, no caso do DF, do GDF. É o GDF pelo abre pistas, alfalta, contrata empresas etc 



Autor: José A. S. Neto
Será se estes """"""especialistas""""""" utilizam ou já utilizaram transporte coletivo ? ? ? 


Autor: inacio nascimento
Tenho consciência que um dos problemas centrais do DF e o transporte coletivo, porem, ninguém de negar que primeira vez o governo fez mudança importante no transporte. Como via exclusiva e a licitação publica. Falta e ter mais ônibus e fiscalização e punição para a empresa infratora. Agnelo parabens!



Autor: José Morais
Nunca prestou, e vai continuar sem prestar.



Autor: GILMAR PEREIRA
então não beneficio em nada o resto não funciona segurança , saúde , educação e inss 



Autor: Guaracy Vieira
Então não é possível que aqueles que dependem de busão todo dia pra chegar ao trabalho ainda pensem em reeleger a "titia", né? 



Autor: Vaneide Martins
É vergonhoso o transporte público de Brasília. O governo e outros são contra o transporte pirata. Há 17 anos atrás eu trabalhava na Esplanada dos Ministérios e só usava o transporte pirata. Nessa época já era muito ruim o transporte legal como diz eles.



Autor: Aurelina barbosa
ACABOU O CIRCO. Agora é curar a ressaca e pagarmos a conta dos superfaturamentos,das roubalheiras que predominou para que o circo fosse aberto.E o palhaço sou eu?Somos nós!! 


Autor: romulo pinto
Transporte público?? onde??? só se for na Europa! no DF é aperto público. 


 
Autor: osmar mata
Quer dizer que a esperança do transporte publico depende das obras faraônicas da copa? Se esse dinheiro fosse investido diretamente nos serviços públicos teríamos melhorado bastante em todos os sentidos. 

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